16 de abril de 2010

Submarinos "são mais baratos" que fragatas

Submarinos como os que Portugal adquiriu custam 300 milhões de euros, metade de uma fragata da classe Vasco da Gama, informou ontem o comandante da esquadrilha de submarinos da Armada.

O capitão-de-mar-e-guerra Gouveia e Melo, que assistia a um debate organizado pelo Instituto Amaro da Costa sobre "Para que servem os submarinos?", adiantou que "uma fragata, em operação e manutenção, custa três vezes" mais que um submarino. "Se é pe-lo preço, então não teríamos fragatas", adiantou, aludindo às críticas a esse programa pelos valores envolvidos (cerca de mil milhões de euros por dois navios, parte dos quais resultantes do modelo de pagamento).

Gouveia e Melo precisou depois, ao DN, que um submarino como o Tridente ronda os 300 milhões de euros, enquanto uma fragata custa cerca de 600 milhões.

O almirante Vidal Abreu (antigo comandante da Armada) historiou os 17 anos de evolução do processo (em vez dos habituais 10, noutros países), enquanto o vice--almirante Reis Rodrigues (ex-n.º 2 do ramo) reafirmou o "papel único" dos sub no "controlo do mar" e na "defesa dos interesses" lusos.(DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.