9 de maio de 2010

174.º aniversário da Zona Militar da Madeira

Nos dias 11 e 12 de Maio decorrerão no Funchal as comemorações do Dia da Zona Militar da Madeira (ZMM). Para além das cerimónias oficias que trarão à Região o vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Mário de Oliveira Cardoso, está previsto um programa cultural, aberto ao público em geral, que começará já no dia 11 com a realização de um concerto, às 21h30, subordinado ao tema “Viva a Música no Palácio”. Este concerto terá ter lugar no pátio interior do Palácio de São Lourenço e contará com a actuação da Banda Militar da Madeira que será acompanhada por um grupo de alunos do Conservatório - Escola das Artes - Eng.º Luiz Peter Clode.

Já no dia 12 de Maio, à parte das cerimónias que irão decorrer no no Regimento de Guarnição N.º 3, será inaugurada, pelas 17h30, uma exposição no Museu Militar da Madeira – (Palácio de S. Lourenço) subordinada ao tema “A Madeira na História Militar Portuguesa”.

Segundo a ZMM, esta comemoração reporta-se à data de 1509, ano em que o Rei D. Manuel I enviou de Évora uma carta ao Senado do Funchal, com elevado significado para uma cultura de Defesa Nacional. A Carta recomendava aos fidalgos cavaleiros, escudeiros homens e povo da cidade para se proverem com armas, como convém, não bastando somente a boa vontade. (J.M)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.