21 de maio de 2010

Destacamento da Força Aérea brilha no combate à pirataria

Um mês depois de ter iniciado a missão de combate à pirataria na Somália, com a operação Atalanta, o destacamento português da Força Aérea já levou à captura de dois navios piratas.

Os 42 militares que participam na operação militar da União Europeia com um avião P-3 Orion estão a cumprir a missão atribuída, explica o tenente-coronel Luís Mendes, a partir do aeroporto nacional de Vitória nas Seychelles: “Nós detectamos, tiramos as fotografias, informamos e a partir daí os navios de guerra que estão na proximidade tratam da captura e entregam às autoridades competentes”.

Esta operação militar da União Europeia protege, desde 2008, o tráfego marítimo que atravessa a costa da Somália.

Portugal contribui com um destacamento durante quatro meses e, segundo o comandante desta força, esta participação é fundamental: “Os aviões são os olhos, porque os navios militares têm um alcance visual relativamente curto e os aviões dão a perspectiva da terceira dimensão. É uma mais valia muito importante para a operação”.

O destacamento português recebe hoje a visita da representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança. Catherine Ashton vai estar nas Seychelles, Quénia e Tanzânia para discutir formas mais eficazes de combater a pirataria.(RR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.