19 de maio de 2010

Dia da Marinha 2010

Amanhã, dia 20 de Maio, comemora-se o Dia da Marinha, data que evoca a chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute em 1498.

Das inúmeras iniciativas que marcam o Dia da Marinha, destacam-se as que estão a decorrer em Portimão, desde o dia 15 e irão prolongar-se até ao dia 23 de Maio. Destacando-se o dia 23 de Maio, pelas 10h00, com a missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos. Seguindo-se a Cerimónia Militar na Zona Ribeirinha de Portimão. Durante a tarde, com início às 15h30, na Praia da Marina, realizam-se Exercícios de Demonstração de Capacidades e a Largada dos Navios.

O Dia da Marinha será também assinalado um pouco por todo o país, onde a Marinha tem representação e para o qual o público é convidado a participar. De referir que em Lisboa a comemoração será assinalada com a abertura ao público, de forma gratuita, do Museu de Marinha, do Planetário Calouste Gulbenkian e do Aquário Vasco da Gama.

No Norte, o Farol de Leça irá estar disponível para visitas em 20 de Maio.

O navio patrulha “Cacine” irá estar aberto a visitas nos dias 22 e 23 de Maio, atracado no cais do marégrafo junto à marina do porto de Leixões.

A Lancha de Fiscalização “Rio Minho” irá estar aberta a visitas em 20, 22 e 23 de Maio, atracada no cais de Vila Nova de Cerveira.

Os interessados poderão visitar o farol e os navios nos períodos das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 durante os dias referidos.

Na Madeira, realiza-se uma cerimónia de homenagem aos marinheiros falecidos a bordo do NRP Cuanza, uma cerimónia militar, regatas de canoas típicas, prova organizada pela Associação Náutica da Madeira, e irá estar aberto a visitas o NRP Cuanza, este navio realizará nos dias 22 e 23 de Maio Baptismos de Mar, entre as 09h30 -12h30 e as 14h30-17h30.

Nos Açores vão estar abertos a visitas os seguintes Faróis: Gonçalo Velho, Ferraria (Ginetes), Ponta Garça e Arnel (Nordeste), realizam-se ainda baptismos de mar e regatas.(Marinha Portuguesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.