21 de maio de 2010

Exército apresentou meios para resposta em situações de catástrofe

O Exército montou um campo de apoio para 1200 vítimas de uma catástrofe natural, em Alcochete, nas vertentes de apoio hospitalar, sanitário, alojamento, fornecimento alimentar, levantamento e construção de infra-estruturas e transporte, num exercício de simulacro.

O Exército está desde o início deste ano, a "concentrar e a optimizar valências que estavam dispersas", existindo já a "capacidade integrada para acudir a situações de calamidade e emergência em catástrofes", explicou o Chefe de Estado Maior daquele ramo militar, general Pinto Ramalho.

Na eventualidade de uma situação de emergência ou catástrofe o Exército "tem esta vertente logística operacional, que já deu provas na Madeira, preparada para a poder fornecer às populações, e em qualquer parte do mundo por tempo indeterminado", explicou o general.

A simulação de hoje, um sismo na região no vale do Tejo e que teve lugar no Depósito Geral de Material do Exército, em Alcochete, serviu para o Exército demonstrar todas as capacidades e meios disponíveis para apoio a uma situação deste género.

Numa área daquelas instalações militares foi levantado um campo para mais de 1200 pessoas desalojadas, com todas as vertentes de apoio básico e de sobrevivência, com mais de 30 tendas para alojamento, cozinha, apoio médico sanitário, fornecimento de energia e construção de estruturas.

Para o Exército ter uma solução integrada e completa o chefe de Estado Maior lembra que "falta ainda a componente aérea, prevista para 2012", referindo-se aos helicópteros NH-90.

Os helicópteros são um "instrumento fundamental para o Exército", reforçou Pinto Ramalho, lembrando que os 10 pilotos "cedidos à Protecção Civil terão de regressar a curto prazo" para cumprirem o processo de formação nos NH-90.


Questionado sobre duplicação de meios e verbas gastas em equipamentos, para as Forças Armadas e para a Protecção Civil, o general respondeu que "estes materiais já existem e estão à disposição, não sendo necessário adquirir mais nada, em relação ao resto não compete ao Exército avaliar ou decidir".

Em paralelo decorreram as comemorações do Dia do Comando da Logística, com desfile de forças em parada, atribuições de condecorações a oficiais e apresentação de equipamentos e viaturas recuperadas pelas oficinas e serviços de manutenção daquele ramo militar. (I)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.