19 de maio de 2010

Museu de Marinha em risco de perder espólio para novo museu


O espólio pertencente ao Museu de Marinha pode ser transferido para o novo Museu da Viagem, dedicado aos Descobrimentos, sabe o i, obra proposta pelo novo Ministério da Cultura. O Museu de Marinha português é conhecido a nível internacional como um dos melhores do mundo. O i sabe que a Marinha já foi informalmente avisada que o futuro dos museus está a ser discutido pelos ministérios da Defesa - que actualmente o tutela - e da Cultura.

Fonte da instituição explicou ao i que o anterior governo aprovara, em Março de 2009, a expansão do Museu de Marinha no sentido de envolver uma exposição dedicada aos Descobrimentos portugueses, que funcionaria na Torre Oca, em Belém - espaço actualmente ocupado pelo Museu de Arqueologia. Mas o actual Ministério da Cultura, soube o i, pretende revogar este projecto e criar antes um espaço novo: o Museu da Viagem.

Uma exposição sobre os Descobrimentos é uma ideia que o Museu de Marinha está a desenvolver há cerca de quatro anos. Com a possível integração no Museu da Viagem, este projecto ficará sob alçada da nova instituição. Da mesma forma, o Museu de Marinha, como parte integrante do novo espaço dedicado às viagens, perderá a tutela da Defesa passando a responder ao Ministério da Cultura.

Em Abril, Gabriela Canavilhas, afirmou que o futuro Museu da Viagem será o espaço "adequado para apresentar a epopeia das Descobertas e a expansão dos portugueses no mundo". Contactado pelo i, o presidente da Associação Portuguesa de Museus (APOM), resumiu numa expressão o seu ponto de vista: "Nós não viajámos, descobrimos." Para João Neto, faria mais sentido a criação de um Museu dos Descobrimentos, mas esclarece que, "qualquer que seja o projecto apresentado, tem de ser devidamente fundamentado".

O i contactou o gabinete do chefe de Estado-Maior da Armada, que supervisiona a Comissão Cultural da Marinha - entidade que dirige e controla toda a actividade cultural desenvolvida pela Marinha -, que achou "prematuro" falar sobre o assunto. Até ao fecho da edição foi igualmente impossível recolher reacções dos ministérios da Cultura e da Defesa.

No início de Maio, o director do Instituto dos Museus e da Conservação, João Brigola, mostrou-se "disponível" para colaborar, em termos técnicos e científicos, na criação de um museu nos Jerónimos, dedicado aos Descobrimentos, salientando a importância de uma tutela partilhada do Ministério da Defesa e da Cultura.(I)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.