19 de junho de 2010

A corveta João Coutinho aberta a visitas no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo


A corveta João Coutinho está atracada no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, estando disponível para visitas hoje e amanhã, entre as 14h00 e as 18h00.

A presença deste Navio da república Portuguesa em Angra está associada às Sanjoaninas 2010, permitindo a todos os interessados conhecer por dentro um navio da Marinha de Guerra Portuguesa.

Este navio está atribuído Coutinho está atribuído ao dispositivo da Zona Marítima dos Açores desde o passado dia 11 de Março, estando prevista a sua permanência no arquipélago até ao final do mês, em missões de patrulhamento e busca e salvamento.

O navio é actualmente comandado pelo capitão-tenente Rui Pedro Silva Lampreia, o vigésimo primeiro comandante desde que o navio entrou ao serviço na Marinha, sendo a sua guarnição constituída por seis oficiais, 13 sargentos e 50 praças e, em missões à Zona Marítima dos
Açores, reforçada por um oficial Médico Naval, uma equipa de fuzileiros (um sargento e quatro praças) e uma equipa de mergulhadores (constituída por duas praças), totalizando 87 militares.

Com um comprimento de 85 metros, uma boca de 10,5 metros e uma autonomia de 5800 milhas marítimas, o N.R.P. João Coutinho foi lançado à água em 7 de Março de 1970, sendo o primeiro da série de seis navios construídos, os três primeiros, nos estaleiros Blohm & Voss na Alemanha e os restantes três na empresa Nacional Bazan de Construções Navais Militares em Espanha, segundo um projecto genuinamente português, da autoria do Engenheiro Construtor Naval Rogério Silva Duarte Geral D' Oliveira. (A União)

1 comentário:

  1. Viva a Portugal
    Desde 1143 glorioso e irredutivel!

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.