9 de julho de 2010

Base Aérea de Monte Real abre actividades ao público

Exposições estáticas de aeronaves, demonstrações cinotécnicas, baptismos de voo e passeios em viaturas militares são actividades que a Base Aérea n.0 5 (BA5), em Monte Real, Leiria, proporciona amanhã, sábado, a todos os 'amantes' da aviação.

A iniciativa está inserida nas Comemorações do 58. Aniversário da Força Aérea e tem por objectivo "dar, à população civil, a oportunidade de viver o dia-a-dia de uma unidade militar, conhecer o espaço e o ambiente que a rodeia, assim como os equipamentos e meios operacionais que permitem cumprir as missões da Força Aérea", divulga este ramo das Forças Armadas Portuguesas.

As mesmas actividades terão lugar noutras bases do País, nomeadamente as bases aéreas n. 1, em Sintra, n. 4, na Lajes, n. 6, no Montijo, n. 11, em Beja, nos aeródromos de manobra n. 1, em Ovar, e n.3, em Porto Santo, o que acontecerá entre as 10h00 e as 18h00.

Também o Campo de Tiro de Alcochete, a Estação de Radar n. 1, em Fóia, a Estação de Radar n.º2, em Pilar, e a Estação de Radar n.º3, em Montejunto, estarão abertas ao público, entre as 10h00 e as 17h00. Por sua vez, o Aeródromo de Trânsito n. 1, em Figo Maduro, receberá os visitantes a partir das 09h30, e encerrará portas às 15h30.

BA5 é a mais operacional

Garantir a prontidão e emprego das unidades aéreas que lhe forem atribuídas, assim como garantir a exploração dos serviços de aeródromo e a segurança militar e a defesa imediata da Unidade são as três missões da Base Aérea n. 5, a mais operacional da Força Aérea Portuguesa, um 'estatuto' que lhe é conferido por ter a missão global da defesa aérea do território nacional, aliada aos compromissos internacionais com a NATO.

Situada a escasso quilómetros do centro da vila de Monte Real, a BA5 tem mais de 20 aeronaves F-16 A e F-16 AM, que dão resposta à missão prioritária de caça e intercepção. Paralelamente, participa em missões de parceria com a Marinha, sobretudo ao nível de vigilância e de buscas e salvamentos.

A BA5 tem um efectivo total superior a 800 indivíduos - incluindo civis e militares. (Diário de Leiria)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.