1 de agosto de 2010

A participação da Marinha na 5th Operational Mentor and Liaison Team - Garrison

Introdução

Encontram-se presentemente em missão no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão, quatro Forças Nacionais Destacadas (FND). Uma delas, a 5th Operational Mentor and Liaison Team – Garrison (5ªOMLT-G), constituída por onze militares dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas, integra cinco militares da Marinha (3 Oficiais e 1 Sargento FZ e 1 Sargento TF) que desempenham as seguintes funções: Deputy Commander and Executive Officer Mentor, Logistics Mentor, Communications Mentor, Catering Mentor e Nato Communications Centre Operator.
De uma forma genérica, a missão da 5ªOMLT-G é: “Treinar, ensinar e servir de mentor…” a uma unidade de Guarnição do “… Afghan National Army (ANA), conduzir a ligação e o Comando e Controlo (C2) e, quando solicitado, apoiar o planeamento e o seu emprego operacional, de forma a facilitar o desenvolvimento de um ANA competente, profissional e auto-suficiente”.

Aprontamento

O aprontamento conjunto da 5ªOMLT-G decorreu no Regimento de Infantaria nº 13, em Vila Real, e iniciou-se em meados de Dezembro de 2009. Em complemento ao período de preparação para a missão, foi possível desfrutar da beleza que o Inverno confere à hospitaleira Vila Real.
Considerando as características e a perigosidade do TO para o qual a 5ªOMLT-G efectuou o aprontamento, foi sempre preocupação do comando, que os elementos que a constituem estivessem preparados para o desempenho específico de cada um, mas tendo sempre em “mira” o princípio da segurança. Será de realçar por isso a formação no âmbito dos Engenhos Explosivos Improvisados - IED (principal ameaça no TO) e a potenciação da capacidade de protecção de força, própria de cada elemento inserido no grupo.

Viagem

Ultrapassado o período de aprontamento e a angústia dos últimos dias em território nacional, chegou o dia da projecção para o TO. Foi no dia 23 de Março pelas 1030 horas que o C-130 da FAP descolou de Lisboa com destino a Kabul, onde aterrou em 25 de Março pelas 1331 horas, hora local, no KAIA (Kabul International Airport). Pelo caminho ficou uma paragem em Salónica (Grécia) e outra em Baku (Azerbaijão). Mas a viagem não terminou em KAIA. O trânsito por viatura para Camp Warehouse (CW), permitiu uma primeira habituação à realidade Afegã. Realidade que é agora parte do nosso dia-a-dia.

Passagem serviço/TOA

Ao chegarmos a Kabul, foi com natural júbilo que os camaradas da 4ªOMLT-G nos receberam. Desde o início, foi preocupação da 4ªOMLT-G possibilitar a melhor ambientação possível e uma passagem de serviço organizada e esclarecedora. A apresentação aos futuros mentorados e Pontos de Contacto (POC’s) relevantes bem como a condução de todos o processo right seat/left seat são disso um exemplo. Todo este processo culminou com a cerimónia do Transfer Of Authority (TOA), que teve lugar em 12 de Abril. Cerimónia simples mas muito digna, constou de Homenagem aos Mortos, transferência do Estandarte Nacional entre os Senior National Representatives (SNR) e a Passagem de Guião entre a 4ªOMLT-G e a 5ªOMLT-G.

Induction Course

O Induction Couse, corresponde à última fase de aprontamento, já efectuada no TO é da responsabilidade da ISAF. Alguns dos assuntos abordados são um complemento ao aprontamento efectuado em Território Nacional (TN). Outros conteúdos, pela sua qualidade e relevância assumem uma grande importância, sendo de destacar a formação de Counter-IED e o Curso de Counter-Insurgency Operations.

Mentoria

Repetidamente empregue, a expressão “a mentoria é uma maratona”, atinge agora todo o seu significado. É de facto uma prova de fundo, que não se esgota no final do ciclo de cada OMLT e que só a resistência e a perseverança de mentores e mentorados, permite que os objectivos propostos, e com frequência revistos, possam ser atingidos. Diariamente os elementos da 5ªOMLT-G deslocam-se de Camp Warehouse para Pol-e-Charki (onde está localizada a Guarnição) para, em conjunto com os seus mentorados, continuar o trabalho produzido pelas equipas anteriores, tentar melhorar procedimentos e rotinas, de que é feita a vida de uma unidade. Tudo de forma a, na sequência de objectivos superiormente estabelecidos contribuir para “ treinar, ensinar … unidades do Afghan National Army (ANA),….. de forma a facilitar o desenvolvimento de um ANA competente, profissional e auto-suficiente”.

Vida Interna

Sendo muito absorvente, a mentoria não esgota o dia-a-dia dos elementos da 5ªOMLT-G. Após o regresso, e efectuada a reunião diária de avaliação do trabalho efectuado e perspectivas para o(s) dia(s) seguinte(s), é altura de cada um rentabilizar o tempo que resta. Preparação de documentos e trabalhos em curso, mas também a necessária prática desportiva é realizada, quer somando voltas ao perímetro do campo, quer desfrutando do ginásio existente. Sobram sempre uns momentos para convívio com elementos das outras FND com quem partilhamos o “reduto português” de CW, bem como para o encorajado e aconchegante contacto com a família para quem a missão no TN é igualmente, talvez até mais, exigente.

Dia da Marinha

Não seria por estarmos no Afeganistão, terra sem mar, que o Dia da Marinha ia deixar de ser assinalado.
Assim, não havendo lugar a cerimónias oficiais, deixámos esse privilégio para o pessoal que está em Portugal, juntámos a Família Naval presente no Afeganistão e efectuámos uma foto para mais tarde recordarmos a exemplo do já realizado aquando da celebração do Dia do Corpo de Fuzileiros.(Fuzileiros)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.