21 de outubro de 2010

ISAF - Cerimónia de Transferência de Autoridade


Em 17 de Outubro de 2010, teve lugar em Camp Warehouse a Cerimónia da Transferência de Autoridade (TOA) para a Força Nacional Destacada (FND) no Afeganistão.

Fruto da reestruturação da Força Projectada neste Teatro de Operações (TO), assumiu as funções de Comandante do Contingente Nacional e de Portuguese Senior Representative no Afeganistão, o COR ART António Emídio da Silva Salgueiro.

A Força agora presente no TO teve o seu período de Aprontamento Conjunto no RI14, e foi projectada em 28 de Setembro do corrente ano.

O novo Contingente Nacional é constituído pelas seguintes capacidades: a 4ª Operational Mentoring Liaison Team (OMLT) de escalão Divisão, a 6ª OMLT de Guarnição, o 6º Módulo de Apoio e uma Equipa de Formadores / Instrutores. Destaca-se na FND esta nova Capacidade de Formadores/Instrutores destinada a mentorar formadores do Afghan National Army (ANA) no Kabul Military Training Centre (KMTC), Combat Service Support Logistic School (CSS Log School) e Kabul Air Corps Training Centre (KACTC).

Em TO está ainda presente uma Célula de Informações Militares com a missão de apoio do CN no âmbito da Force Protection.

Tendo recebido o EN em cerimónia realizada no RI14 no final do período de aprontamento conjunto, a cerimónia da TOA que contou com a presença de diversas entidades convidadas, foi simbolizada pelo arrear e hastear da Bandeira Nacional.

Ao assumir funções, o Comandante da FND destacou o desempenho daqueles que o antecederam e que agora terminam a sua missão, e manifestou total confiança nos militares que constituem a Força que agora inicia formalmente funções. Foi com o mote de “ONE TEAM “ que incentivou o Contingente Nacional a assumir a tarefa da continuidade do trabalho de quem os antecedeu, imbuídos de um espírito de elevada responsabilidade na prossecução da participação de Portugal na missão da ISAF.(Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.