21 de novembro de 2010

Afeganistão - Curso de Combate Lifesaver

Decorreu durante o período de 2 a 5 de Novembro de 2010 em Camp Phoenix, no "Tactical Training Center", a formação de "COMBAT LIFESAVER COURSE ".
A finalidade do "COMBAT LIFESAVER COURSE" é fazer a ponte entre os primeiros socorros prestados no campo de batalha e os cuidados prestados por médicos em local próprio.

O militar com esta formação continua a ter como missão principal combater, e como missão secundária prestar os primeiros socorros à vítima.

A formação foi frequentada por dezoito militares do Elemento de Segurança do 6º Módulo de Apoio do Contingente Nacional para a ISAF (International Security Assistance Force) destacado no Afeganistão.

A formação em questão baseou-se essencialmente nos primeiros socorros a prestar a vítimas em combate e como reagir a uma situação deste género. Mais especificamente, os formandos abordaram as seguintes áreas: Cuidados a ter com uma vítima em combate e após a supressão da ameaça; Controlo de hemorragias; Desobstrução de uma via aérea; Tratamento de um trauma torácico; Requisitar um MEDEVAC; Utilização das macas de campanha.

De salientar que toda a formação é baseada na experiência e lições apreendidas por parte, das Forças Armadas Norte Americanas, nos vários conflitos que têm vindo a travar ao longo dos anos.

Através dessas experiências, retiradas em combate, chegou-se a um novo conceito de primeiros socorros em combate, que tem vindo a ser ministrado através deste Centro de Treino Táctico, para os vários contingentes da ISAF, representados no Teatro de Operações do Afeganistão.

Este Centro encontra-se extremamente bem equipado quer para socorrismo em combate quer na componente dos IED (Improvised Explosive Device) utilizados no Teatro de Operações ou ainda na situação de capotamento de viaturas. Para tal têm à disposição dos instruendos um simulador de capotamentos designado por HEAT (HMMWV Egress Assistance Trainer), sendo que qualquer uma das componentes deste Centro de Treino Táctico, é útil para os instruendos poderem retirar vários ensinamentos necessários para o teatro de operações em que nos encontramos.
Para além de extremamente bem equipado, releva-se a excelência dos formadores nas várias áreas abordadas.

"Se durante o próximo conflito os militares souberem colocar um torniquete ou aliviar uma tensão pneumotorácica, provavelmente, conseguirá salvar-se setenta a noventa por cento das mortes no campo de batalha"

CAPT Frank Butler US Army(EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.