29 de novembro de 2010

"Marcha Militar 2010" do Corpo de Fuzileiros

A 28 de Outubro de 2010, realizou-se a prova do corrente ano. Inserida nas actividades que compõem o calendário desportivo de Marinha, esta Marcha principiou e terminou na Base de Fuzileiros, estendendo-se pelas estradas e caminhos da Base Naval de Lisboa e pelo areal da Ponta dos Corvos, numa distância de 16 quilómetros.

É costume dizer-se que "de pequenino se torce o pepino". Pois bem, desde cedo, todos os pretendentes a Fuzileiro, que se apresentam na nossa Escola para lutarem por vir a ser um de nós para o resto da sua vida (Fuzileiro uma vez, Fuzileiro para sempre), ficam a saber que a Marcha Militar é uma das actividades de eleição existentes no nosso Corpo. No final de um qualquer curso de Fuzileiro, todos têm “registadas” nas suas pernas, seguramente, muitas centenas de quilómetros percorridos. O nosso odor vai sendo espalhado por esta nobre pátria. Muitas plantas agradecem o suor por nós derramado

De forma a manter um forte espírito de grupo entre os Fuzileiros, e com o objectivo de ajudar alguns de nós a “matar saudades” destas caminhadas, o Corpo de Fuzileiros, através dos seus serviços de educação física, organiza uma vez por ano uma Marcha Militar, que serve também para fortalecer laços de união com outros militares de Marinha.

Como particularidade, este ano as equipas tiveram de marchar com os “olhos bem abertos”, na ânsia de encontrarem, no percurso traçado numa fotografia aérea, alguns pontos de orientação e passagem obrigatória.

Este ano, apresentaram-se à partida um total de 252 participantes, representando a Escola Naval, com uma equipa de cadetes, Escola de Fuzileiros com 8 equipas, das quais 7 eram formadas por alunos e seus formadores e 19 equipas de Unidades sedeadas na Base de Fuzileiros (12 do Batalhão de Fuzileiros nº 2, 02 do Batalhão de Fuzileiros nº 1, 01 da Companhia de Polícia Naval, 01 da Companhia de Apoio de Transportes Tácticos, 01 da Companhia de Apoio de Fogos, 01 da Base de Fuzileiros e 01 do Destacamento de Acções Especiais).

Quem melhor soube aproveitar as condições existentes e fazer uso das suas capacidades, terminando a prova com o melhor tempo, foi a equipa BRAVO que representou o BF2 (em particular a Companhia de Fuzileiros n.º 21), liderada pelo respectivo comandante, primeiro-tenente FZ Macedo Alves, tendo registado um tempo final de 1:46:49. Ainda do BF2, a equipa HOTEL pertencente à Companhia de Fuzileiros n.º 22, liderada pelo subtenente FZ Delgado, ficou-se pelo segundo lugar com 1:47:31. A equipa que representou o Curso de Formação de Sargentos, liderada pelo cabo FZ Lopes e a equipa que representou a CAF, liderada pelo aspirante FZ Bica, obtiveram o terceiro lugar exéquo, com um registo de 1:49:47.

Apesar de existirem algumas desclassificações, no final, como é apanágio neste Corpo, reinou o espírito de grupo, de união e de sã camaradagem.

A cerimónia que serviu para entregar os merecidos prémios aos dignos vencedores e realçar a importância que a Marcha tem para os Fuzileiros, foi presidida pelo contra-almirante, digníssimo Comandante do Corpo de Fuzileiros.

A cerimónia que serviu para entregar os merecidos prémios aos dignos vencedores e realçar a importância que a Marcha tem para os Fuzileiros, foi presidida pelo contra-almirante, digníssimo Comandante do Corpo de Fuzileiros.

Por fim, resta destacar o refrão da Marcha da Associação de Fuzileiros, da autoria de Diogo Pacheco de Amorim:

Como sempre gritemos presente!
Como sempre marchemos a par
Só tem Pátria quem sabe morrer
Só tem Pátria quem sabe lutar.

Fonte: Fuzileiros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.