19 de novembro de 2010

Presidente dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo demite-se

O presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, almirante Victor Gonçalves de Brito, que estava em funções há menos de cinco meses, pediu a demissão do cargo, informou hoje o presidente do Conselho de Administração daquela empresa.

Carlos Veiga Anjos disse à agência Lusa que a demissão de Victor Gonçalves de Brito foi comunicada através de uma carta, na qual "não aponta qualquer razão" para a saída, que se consumará no último dia deste mês.

O almirante Victor Gonçalves de Brito, ex-administrador do Arsenal do Alfeite, foi eleito a 5 de Julho presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo(ENVC).

Pela sua experiência, era considerado um elemento muito importante para estabelecer a ligação entre os ENVC e a Marinha portuguesa, neste momento a principal cliente daquela empresa.

Em 2009, a Marinha assinou com os ENVC um contrato no valor de 500 milhões de euros, para a construção de seis navios de patrulha oceânica, dois navios de combate à poluição e cinco lanchas de fiscalização costeira.

O economista José Luís Serra, ex-presidente da Câmara de Valença, e o engenheiro naval Francisco Gallardo Duran são os outros membros executivos do Conselho de Administração da empresa.

Sem funções executivas, Carlos Veiga Anjos, antigo administrador da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, Moçambique, e o engenheiro naval Óscar Mota completam o Conselho de Administração.

A nova administração definiu como primeira tarefa a apresentação, até ao final do ano, de um plano de viabilização dos ENVC, que fecharam as contas de 2009 com um prejuízo de 22,2 milhões de euros, sendo o passivo então acumulado da empresa de 137 milhões de euros.

Outra fonte da empresa admitiu que as razões da saída de Victor de Brito poderão ter a ver com uma eventual discordância com o rumo deste plano de viabilização, que, como Veiga Anjos já admitiu, poderá implicar redução de postos de trabalho.

Os ENVC têm actualmente cerca de 760 trabalhadores.(Oje)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.