23 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal do CEMGFA

DIRIJO-ME, NESTA ÉPOCA DE NATAL, A TODOS OS MILITARES, MILITARIZADOS E CIVIS QUE SERVEM PORTUGAL NAS FORÇAS ARMADAS, MANIFESTANDO O MEU APREÇO PELO EMPENHO, DEDICAÇÃO E PROFISSIONALISMO QUE TÊM EVIDENCIADO, PERMITINDO CUMPRIR, E BEM, A MISSÃO QUE NOS ESTÁ CONFIADA.

A ÉPOCA DO NATAL CONVIDA À REFLEXÃO E FAVORECE DE FORMA MAIS INTENSA A VIVÊNCIA DOS VALORES DA AMIZADE E DA SOLIDARIEDADE ENTRE AS PESSOAS. É UMA OCASIÃO FESTIVA EM QUE AS FAMÍLIAS SE JUNTAM E CELEBRAM A VIDA, A PAZ E A FRATERNIDADE.

O EXERCÍCIO DA CONDIÇÃO MILITAR IMPLICA QUE, TAMBÉM NESTE PERÍODO DE MAIOR PROXIMIDADE MILITAR, MUITOS MILITARES TENHAM QUE VIVER A QUADRA NATALÍCIA FORA DO ACONCHEGO DAS SUAS FAMÍLIAS E DOS SEUS LARES.

REFIRO-ME POR ISSO COM ESPECIAL APREÇO A TODOS OS MILITARES QUE SE ENCONTRAM AO SERVIÇO DE PORTUGAL EM MISSÕES NO EXTERIOR DO TERRITÓRIO NACIONAL. AOS HOMENS E ÀS MULHERES DOS TRÊS RAMOS DAS FORÇAS ARMADAS, QUE NOS TEATROS DE OPERAÇÕES DO AFEGANISTÃO, DO KOSOVO, DO LÍBANO E AINDA NAS MISSÕES NA BÓSNIA, CONGO, SOMÁLIA, UGANDA E TIMOR-LESTE, ESTÃO AO SERVIÇO DOS INTERESSES E DA SOBERANIA E CREDIBILIDADE DE PORTUGAL, PROSSEGUINDO OS SUPERIORES IDEAIS, DA PAZ, DA SEGURANÇA, DO PRIMADO DA LEI, DO DESENVOLVIMENTO E DO BEM ESTAR. ESTOU CERTO QUE ENCONTRARÃO NA NOBREZA, HUMANISMO, ESPIRITO DE SERVIÇO E NO ALCANCE NACIONAL DAS SUAS MISSÕES, O CONFORTO E O ESTÍMULO COM QUE SUPERARÃO A DISTÂNCIA DAS FAMÍLIAS E AMIGOS.

SAÚDO IGUALMENTE TODOS OS MILITARES QUE SERVEM COMO ADIDOS EM DIVERSOS PAÍSES, EM QUARTÉIS-GENERAIS, REPRESENTAÇÕES MILITARES INTERNACIONAIS E EM ACÇÕES DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-MILITAR E DE CUJO LABOR RESULTA IGUALMENTE UM SERVIÇO RELEVANTE A BEM DA PAZ E DA SEGURANÇA INTERNACIONAL.

PORQUE A DISPONIBILIDADE DE SERVIÇO DOS MILITARES É PERMANENTE A FAMÍLIA MILITAR É UM VALOR SUPERIOR QUE, ABRANGE NÃO SÓ OS MILITARES QUE NO ACTIVO SERVEM NAS FORÇAS ARMADAS, MAS TAMBÉM TODOS AQUELES, JÁ NA RESERVA OU REFORMA E OS DEFICIENTES DAS FORÇAS ARMADAS, BEM COMO OS SEUS AGREGADOS FAMILIARES.

AS CIRCUNSTÂNCIAS ECONÓMICAS QUE O PAÍS VIVE, E OS SEUS EFEITOS NAS FORÇAS ARMADAS, IMPÕEM RESPOSTAS PRONTAS E QUALIFICADAS, QUER AO NÍVEL EXTERNO QUER INTERNO, COM ESPECIAL DESTAQUE PARA O QUADRO DAS ALIANÇAS EM QUE NOS INSERIMOS. AS FORÇAS ARMADAS EXISTEM E NORTEIAM-SE EM FUNÇÃO DE PORTUGAL E DOS PORTUGUESES, POR ISSO, E COMO INSTITUIÇÃO ESTRUTURANTE DO ESTADO, SABEREMOS CONTINUAR A RESPONDER COM RESPONSABILIDADE, COESÃO, DISCIPLINA E SENTIDO ÉTICO.

O ANO DE 2011 SERÁ MARCADO PELA CONSOLIDAÇÃO DA REFORMA DA ESTRUTURA SUPERIOR DA DEFESA NACIONAL E DAS FORÇAS ARMADAS, JÁ TÃO EXTENSAMENTE CONCRETIZADA. TRATA-SE DE UMA MISSÃO QUE CONTINUARÁ A IMPLICAR UM TRABALHO QUE AS FORÇAS ARMADAS LEVARÃO A CABO COM ESPÍRITO DE MISSÃO, DISCERNIMENTO, SERENIDADE E DETERMINAÇÃO. ESTOU CERTO DO COMPROMISSO DE TODOS.

AOS MILITARES EM PARTICULAR, EXORTO-VOS AO CUMPRIMENTO CONTINUADO DO DEVER, À COESÃO E À VIVÊNCIA DOS VALORES E IDEAIS QUE NOS SÃO PRÓPRIOS, PORQUE SÃO ELES QUE NOS CARACTERIZAM POSITIVAMENTE, PERMITINDO QUE SEJAMOS UM ESTEIO FIRME DA NAÇÃO.

COMO CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, FORMULO CALOROSOS VOTOS DE SANTO NATAL E DE FELIZ ANO NOVO A TODOS OS OFICIAIS, SARGENTOS, PRAÇAS, MILITARIZADOS E FUNCIONÁRIOS CIVIS DAS FORÇAS ARMADAS.

ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, 21 DE DEZEMBRO DE 2010

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.