15 de dezembro de 2010

O CMG FZ Abel de Sousa Ribeiro é o novo 2º Comandante do Corpo de Fuzileiros

No passado dia 09 de Novembro, teve lugar no salão nobre do Comando do Corpo de Fuzileiros (CCF), a cerimónia de rendição no cargo de 2º Comandante do Corpo de Fuzileiros, capitão-de-mar-e-guerra (CMG) FZ Jorge Manuel de Oliveira Monteiro pelo CMG FZ Abel de Sousa Ribeiro, que foi presidida pelo Comandante do Corpo de Fuzileiros, contra-almirante Luís Miguel de Matos Cortes Picciochi.


Após este acto solene, ocorreu na messe de oficias da Base da Fuzileiros um porto de honra, onde estiveram presentes todos os Oficiais do Corpo de Fuzileiros, convidados e amigos do CMG FZ Sousa Ribeiro.

O CMG FZ Abel de Sousa Ribeiro concluiu, em 1976, o Curso de Oficial fuzileiro da Reserva Naval, sendo colocado no Batalhão de Fuzileiros nº2 como Comandante de pelotão, em 1981 entrou para a Escola Naval onde frequentou o Curso de Oficial Fuzileiro tendo terminado em 20 de Agosto de 1984, ingressando no quadro de Oficiais Fuzileiros.

No seu vasto currículo consta a passagem por diversas Unidades, sendo de realçar vários embarques que fez a bordo de Corvetas, a passagem no Estado-Maior do Comando do Corpo de Fuzileiros como Chefe da Secção de Operações onde permaneceu durante sete anos, tendo dado o precioso contributo ao Corpo de Fuzileiros, com, entre outros, a elaboração de um trabalho sobre o sistema de treino das Unidades de Fuzileiros, o qual foi de maior importância, para a sistematização interna neste domínio e para aumento de eficácia do Corpo de Fuzileiros.

Depois de uma comissão no Estado-Maior do Comando Naval onde exerceu as funções de Chefe da Secção de Operações Anfíbias da divisão de Operações daquele Estado-Maior, uma vez mais primou pela excelência. Destacou para Escola de Fuzileiros na qual permaneceu cinco anos desempenhando as funções de Director de Instrução e de Comandante do Batalhão de Instrução, período marcado por grandes e profundas transformações conceptuais e estruturantes no sistema de formação da Marinha e na abordagem à formação e treino no Corpo de Fuzileiros, tendo em 2005 assumido o cargo de Chefe de Estado-Maior do Comando do Corpo de Fuzileiros de onde saiu para representar a Marinha no cargo “CJ 2001 – CHIEF CJ2”, no CIMIC GROUP SOUTH, em Mota Di Livenza - Itália onde permaneceu até à presente dada. (Fuzileiros)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.