17 de dezembro de 2010

Portugal volta em 2011 à missão da NATO de combate à pirataria

O ministro da Defesa adiantou hoje que em 2011 Portugal vai voltar a ter uma fragata na missão da NATO de combate à pirataria na costa oriental de África, a "Ocean Shield, para além de uma aeronave P3.

Em declarações à agência Lusa durante uma visita à força nacional destacada que integra a missão da KFOR e que está aquartelada em Pristina, Augusto Santos Silva referiu que a participação destes meios na missão ocorrerá durante dois meses, mas em alturas diferentes do próximo ano.

O governante afirmou que a participação da aeronave da Força Aérea Portuguesa terá lugar na primavera de 2011 e estará integrada numa ‘pool’ NATO/União Europeia, podendo executar missões tanto no âmbito da ‘Ocean Shield’ como da ‘Operação Atalanta’, respetivamente.

Já a fragata portuguesa estará nos mares do Índico no outono.

A este propósito, Santos Silva frisou que a missão da NATO no combate à pirataria é comandada a partir de Oeiras, onde está instalado o ‘Joint Force Command Lisbon’.

Questionado sobre se a opção de enviar meios militares para aquela missão se insere num esforço para manter o comando em território português, Santos Silva respondeu que esta decisão revela a fiabilidade de Portugal como aliado.

"Não digo que é mais um esforço, é mais uma demonstração prática de que Portugal, país fundador da NATO, é um aliado de todas horas, assume todas as responsabilidades, na medida dos seus recursos, é claro, e portanto é um aliado com que a NATO pode contar, incluindo do ponto de vista da reestruturação da sua estrutura de comandos e da sua localização geográfica", disse. (I)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.