19 de janeiro de 2011

Reparação do Tridente deverá estar concluída sexta-feira

Alexandre Santos Fernandes afirmou estar a decorrer a reparação pelos técnicos da empresa fabricante alemã e que sexta-feira deverá estar terminada.

“No início da próxima semana, o Tridente vai para o mar para iniciar uma missão prolongada”, referiu.

Sábado, o mesmo responsável estimou que a reparação demoraria entre “cinco a oito dias” e que depois o Tridente iria para o mar em “patrulha e para validar outros equipamentos e sistemas”.

Na sequência da manchete do semanário Expresso sobre a reparação do submarino, o porta-voz garantiu à Lusa que se tratava de “um problema menor que não coloca em causa a segurança do submarino e da tripulação”.

“Estamos a falar de um revestimento, de uma capa exterior, cujo único objectivo é dar-lhe forma e torná-lo mais aerodinâmico” explicou.

Questionado sobre se tinha informação de deficiências com equipamentos fabricados pela mesma empresa noutros países, Santos Fernandes revelou que a Marinha soube pela “imprensa” de um problema “muito semelhante” com os submarinos encomendados pela Grécia.

“Temos conhecimento pela imprensa que os submarinos gregos tiveram um problema muito semelhante a este, mas não temos informação oficial”, precisou.

A mesma fonte sublinhou que eventuais deficiências nos equipamentos só são detectadas quando estão no seu “ambiente operacional”.

O Tridente “opera bem quer no Báltico, quer no Atlântico”, mas há diferenças entre os dois locais, acrescentou.

“O mar Báltico é fechado, não há muitas ondas e os efeitos adversos do mar não se fazem sentir da mesma forma que no Atlântico e portanto os problemas não se revelaram”, resumiu. (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.