6 de janeiro de 2011

Vídeo da Cerimónia de entrega do N.R.P. Arpão



Teve lugar no passado dia 22 de Dezembro, em Kiel, no Schleswig-Holstein, República Federal da Alemanha, a cerimónia da entrega provisória do N.R.P. ARPÃO, a segunda e última unidade da classe TRIDENTE, de submarinos do tipo 209PN.

O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes, e nele estiveram presentes o Conselheiro Albuquerque Moniz, da Embaixada de Portugal em Berlim, o Sr. Alves de Carvalho, Consul-Geral de Portugal em Hamburgo, o C/Alm Heinrich Lange, Vice-Chefe do Estado-Maior da Marinha Alemã, os representantes do German Submarine Consortium, Dr. Hans-Christoph Atzpodien, CEO da ThissenKrupp Marine e Mr. Andreas Burmester, CEO dos estaleiros HDW, o V/Alm Monteiro Montenegro, Comandante Naval e o Coronel José Gaspar, Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Berlim.

A unidade naval agora entregue permanecerá atracada em Kiel nas próximas semanas, ostentando já a Bandeira das Quinas, tendo então lugar um período adicional de treino onboard da sua guarnição e, posteriormente, realizar-se-á um novo período de testes de mar. No acto de recepção provisória do submarino , como aliás é habitual em sistemas tão sofisticados e complexos, ficaram identificados os desvios e as deficiências encontradas relativamente aos desempenhos contratualmente estabelecidos, que não afectam as funções vitais do navio, bem como a lista dos sistemas sobre os quais foram acordadas extensões de garantia. Como é sabido, decorrerá ainda um período de um ano até à recepção definitiva do navio, período durante o qual prosseguirá o treino e o adestramento da sua guarnição.

O S-161 tem um comprimento de 68 metros, uma boca de 6,35 e um calado de 6,6metros e um deslocamento à superfície de 1840 tons e em imersão de 2020. A sua velocidade máxima, à superficie, é de 12 nós, aumentando para 20 em imersão,embora por períodos curtos. A autonomia, de 12.000 milhas a 8 nós, permite permanecer no mar durante 60 dias. Os sensores de que dispõe são muito avançados e o sistema de combate muito sofisticado. Como armamento dispõe de torpedos BlackShark, anti- navio e anti -submarino, do míssil SubHarpoon Block II, anti- navio e com capacidade para atingir alvos em terra e está preparado para instalar o míssil anti-aéreo IDAS e para transportar, duas minas em cada tubo lança-torpedos, a mina de fundo Murena, que dispõe de sensores acústicos, magnéticos e de pressão. Algumas das características operacionais dos navios desta classe não foram naturalmente divulgadas, por serem confidenciais.

O ARPÃO tem uma guarnição composta por 7 Oficiais, 10sargentos e 16 praças, sendo comandado pelo Cap-Ten Baptista Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.