17 de fevereiro de 2011

Exercício TIREX da Companhia de Apoio de Fogos

Nos dias 02 e 03 de Dezembro de 2010, no decorrer de um exercício TIREX da Companhia de Apoio de Fogos, foi efectuado o teste dos novos reparos para Metralhadora Ligeira - MG3, que são utilizados nas Viaturas Tácticas Armadas da unidade.

O desenvolvimento e construção destes novos reparos teve origem na necessidade sentida para dotar estas viaturas de maior capacidade de fogo e consequentemente maior protecção como se verificou no decorrer da missão que a Força de Fuzileiros de Operações Especiais cumpriu no âmbito da missão da União Europeia (EUFOR RDCongo) em apoio da Missão das Nações Unidas para a R.D.Congo (MONUC) aquando das eleições em 2006.

No decorrer desta missão as viaturas já tinham recebido melhorias na sua autonomia para cumprirem missões longínquas de bases operacionais. Partindo das competências residentes nas unidades do Corpo de Fuzileiros e fazendo proveito das sinergias entre elas existentes foi possível, tendo por modelo um projecto desenvolvido pelos elementos do Pelotão de Reconhecimento, construir, no Departamento de Material da Base de Fuzileiros, os protótipos agora testados.

Os dois reparos, um colocado no lado direito da viatura e outro na traseira (sem efectuar quaisquer alterações estruturais), permitem, sem movimentar a viatura, garantir um arco de fogo superior a 250o.

Os resultados obtidos foram extremamente positivos e motivadores para os elementos envolvidos no seu projecto e construção, até porque a simplicidade de utilização e montagem, resistência e baixo custo de construção são as suas principais características.

Este projecto é mais um exemplo do engenho, capacidade técnica e motivação existente nos elementos, militares e civis, que prestam serviço no Corpo de Fuzileiros.(Fuzileiros)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.