O navio-escola 'Sagres' vai visitar, durante o verão de 2011, as regiões autónomas da Madeira e dos Açores e participar em iniciativas em Cabo Verde no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Depois de, em 2010, ter realizado a sua terceira volta ao mundo, o programa da 'Sagres' para este ano está circunscrito ao Oceano Atlântico.
A 'Sagres', que recebeu hoje a visita do ministro da Defesa, irá estar na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, entre 14 e 18 de julho, estando previstas iniciativas conjuntas com a Armada cabo-verdiana, designadamente no apoio à autoridade Marítima.
Já na primeira semana de Agosto, o navio-escola estará nos Açores (Horta), ao mesmo tempo que decorre uma regata internacional.
Na sua visita à 'Sagres', que em 2010 recebeu cerca de 300 mil visitas na sua circum-navegação, Augusto Santos Silva destacou o papel do navio na formação de cadetes e no intercâmbio com outras Marinhas, mas também no plano da diplomacia e da promoção da economia portuguesa.
O governante notou que em 2010, a 'Sagres' contou com o apoio mecenático de cerca de 50 empresas, o que permitiu cobrir um terço das despesas necessárias.
Santos Silva referiu ainda que na viagem à volta do globo, o navio-escola pôde contactar com países com quem Portugal quer "aprofundar contactos" -- com o Brasil - e com quem tem "laços históricos" -- como o Japão.
O navio partiu de Lisboa em Janeiro de 2010 rumo ao Brasil, contornando depois toda a América do Sul e subindo até à Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Em seguida, partiu para a Ásia -- passando também por Timor-Leste -- e regressou à Europa pelo Mar Mediterrâneo.
Durante esta viagem de 340 dias, o navio da Marinha Portuguesa realizou diversas iniciativas de promoção das empresas apoiantes, para além de exposições e espetáculos de divulgação da cultura portuguesa e de iniciativas para contactar com comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. (DNM)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.