1 de março de 2011

Vigilância marítima do Mediterrâneo assegurada por C-295

Uma aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, operada pela Esquadra 502 “Elefantes”, está empenhada desde o passado sábado, dia 26 de Fevereiro, na Operação “Joint Operation Hermes Extension 2011”, levada a cabo pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), que tem como objectivo o controlo da imigração ilegal em Itália, proveniente do norte de África.

A principal missão do C-295 e tripulação, que também é composta por um elemento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, consiste na vigilância marítima das águas do Mediterrâneo, tendo como responsabilidade a detecção e reporte de qualquer actividade suspeita e que quebre a segurança dos emigrantes que, por via marítima, tentam regressar aos países de origem.

O C-295, equipado com a mais recente tecnologia do mundo aeronáutico, está a operar a partir de Pantelleria, uma pequena ilha a sul de Itália, e já perfez, em três dias de missão, cerca de onze horas de voo no teatro de operações. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.