12 de abril de 2011

18 de Abril - Marinha participa nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Marinha participa nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de Abril com a temática Água: cultura e património, através da realização de várias actividades de índole cultural e da abertura gratuita ao público de alguns dos seus organismos culturais.

A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Para assinalar a efeméride, a Marinha, para além de facultar, no dia 18 de Abril, o acesso gratuito ao Museu de Marinha, ao Pólo Museológico do Farol do Cabo de São Vicente, à Sala Museu do Fuzileiro e ao Aquário Vasco da Gama, disponibiliza ao público visitas guiadas a faróis e um Itinerário Cultural e Patrimonial.

Em Belém, no dia 18 de Abril, tem lugar um concerto no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha realizado pelo Quinteto de Sopro da Banda da Armada, com início às 15h30, e de 18 a 25 de Abril efectua-se, nas instalações da Biblioteca Central de Marinha, uma exposição bibliográfica e documental dedicada ao tema "A Fábrica Nacional de Cordoaria: 240 anos".

O Itinerário Cultural e Patrimonial, que se realiza no dia 18 de Abril, permite dar a conhecer ao público edifícios da Marinha de significativo e reconhecido valor histórico e patrimonial, em Lisboa. O Itinerário, realizado para um mínimo de 10 e um máximo de 30 pessoas, será permanentemente acompanhado e incluirá visitas guiadas ao Hospital da Marinha, no Campo de Santa Clara, às Instalações Centrais da Marinha, junto à Praça do Comércio e ao Convento das Trinas, situado na rua do mesmo nome e local onde hoje está instalado o Instituto Hidrográfico. A inscrição, que deve ser efectuada até dia 15 de Abril, é gratuita e podem ser obtidas mais informações no site da Marinha ou contactando o Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro Rocha e Abreu (919985190/ rocha.abreu@marinha.pt).

Os faróis de Portugal Continental, Açores e Madeira que, mediante marcação, disponibilizam visitas guiadas são os seguintes: Farol do Albarnaz (Açores), Farol da Ponta da Barca (Açores), Farol da Ponta da Ilha (Açores), Farol de Gonçalo Velho (Açores), Farol da Ponta do Topo (Açores), Farol da Ferraria (Açores), Farol do Arnel (Açores), Farol das Contendas (Açores), Farol de Aveiro, Farol do Cabo da Roca (Cascais), Farol do Cabo Mondego (Figueira da Foz), Farol da Alfanzina (Lagoa), Farol de Leça (Leça da Palmeira), Farol da Ponta do Pargo (Madeira), Farol do Ilhéu de Cima (Madeira), Farol do Cabo de Santa Maria (Olhão) Farol do Cabo Carvoeiro (Peniche), Farol do Penedo da Saudade (São Pedro de Moel), Farol do Cabo Espichel (Sesimbra), Farol de Montedor (Viana do Castelo) e Farol de Vila Real de Santo António. (Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.