28 de abril de 2011

General Bethencourt Rodrigues, nome maior da guerra do Ultramar, morre aos 92 anos

José Manuel Bethencourt Rodrigues, um dos mais importantes generais da guerra colonial e último Governador-Geral da Guiné portuguesa, faleceu esta quinta-feira aos 92 anos.

Nascido na Madeira em Junho de 1918, Bethencourt Rodrigues frequentou, já em Lisboa, os estudos preparatórios militares na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ingressando depois no Curso de Infantaria da Escola do Exército, que terminou em 1939, como primeiro classificado do seu curso.

Anos mais tarde, em 1951, concluiu o curso de Estado-Maior com a classificação de “Distinto”. Dois anos mais tarde, em 1953, frequentou o curso de Comando e Estado-Maior do Exército Norte-Americano, no Command and General Staff College, em Fort Leavenworth, Kansas.

Em 1968 foi promovido a brigadeiro após a frequência do curso de Altos Comandos do Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM) e em 1972 foi promovido a general.

Comandante do Regimento de Artilharia nº1, Bethencourt Rodrigues notabilizou-se como chefe do Estado-Maior do Quartel-General da Região Militar de Angola, comandante da Zona Militar Leste de Angola e comandante-chefe e governador da Guiné Portuguesa, a partir de Setembro de 1973 em substituição do general António de Spínola.

Entre 1968 e 1970, o general desempenhou as funções de ministro do Exército de Marcelo Caetano.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974 – com a qual não concordou - passou à reserva por despacho da Junta de Salvação Nacional.

Bethencourt Rodrigues foi agraciado ao longo da sua carreira militar com a Medalha de Ouro de Valor Militar, Medalha de Ouro de Serviços Distintos e Grã-Cruz da Medalha de Mérito Militar.

O corpo de Bethencourt Rodrigues estará na Academia Militar a partir das 17h00 e será celebrada missa no sábado às 10h30.(Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.