9 de abril de 2011

GNR pode ficar após missão da ONU terminar


O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, admitiu esta sexta-feira que os militares da GNR poderão permanecer em Timor-Leste quando acabar a missão da ONU no território.

«Recentemente o presidente e o primeiro-ministro de Timor-Leste disseram que têm interesse em que a Guarda continue para além do mandato da ONU», afirmou o ministro no Quartel de Santa Bárbara, em Lisboa, na despedida de mais 140 militares que vão render o contingente em Timor-Leste para uma missão de seis meses.

Segundo Rui Pereira, Portugal poderá «fazer esse esforço», perante as intenções por parte do Governo timorense em manter a presença dos militares portugueses para além do estipulado pela missão da ONU, considerando-a «condição de paz, segurança, desenvolvimento e democracia do território».

Recorde-se que o contingente português da GNR está integrado, desde Agosto de 2006, na missão internacional das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT) para a manutenção de paz no território e para o treino e formação das forças e serviços de segurança daquele país.(A Bola)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.