30 de abril de 2011

Submarino NRP Arpão já está na Base Naval de Lisboa

Faltava pouco mais de quinze minutos para 10h00 quando o ‘Arpão' entrou no Tejo. Por ser a primeira vez que entrou no Tejo, embarcou o vice-almirante Comandante Naval e houve recepção na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, de acordo com a tradição naval.

Comprado à Alemanha, o segundo submarino foi recebido provisoriamente em Dezembro, ainda na Alemanha. O ‘Tridente', o primeiro submarino encomendado por Portugal à empresa alemã Ferrostaal, chegou a Portugal em Agosto do ano passado. Em Janeiro, o Chefe de Estado Maior da Armada tinha apontado a chegada do novo submarino a Portugal em Março ou Abril. A aquisição dos dois submarinos custou a Portugal cerca de mil milhões de euros.

O ‘Arpão' pode atingir uma velocidade máxima de 20 nós e tem uma autonomia máxima de 45 dias, tendo "capacidade para lançar mísseis, de defesa aérea e luta de superfície, e capacidade para lançar torpedos, de luta de superfície e subsuperfície", refere a Marinha portuguesa. O NRP ‘Arpão' é comandado pelo capitão-tenente Nuno Baptista Pereira. (C.M)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.