17 de maio de 2011

Fragata N.R.P Vasco da Gama em acção de dissuasão

Durante a manhã de 13 de Maio, o Navio-Almirante da Força Naval da União Europeia, a Fragata "Vasco da Gama", interceptou com sucesso um navio suspeito de conduzir actos de pirataria na Bacia da Somália.

O navio, do tipo "Dhow", cuja guarnição foi feita refém, possuía a bordo piratas que tentavam rumar ao Oceano Indico, de forma a efectuar uma incursão nas rotas de navios mercantes na área.

Face a esta ameaça, a Fragata Portuguesa "Vasco da Gama" aproximou-se e efectuou avisos rádio e visuais com o objectivo de dissuadir o navio, de forma a direccioná-lo novamente para o fundeadouro de partida.

Após diversas tentativas sem sucesso, foram efectuados tiros de aviso pelo Helicóptero orgânico da "Vasco da Gama" e pelo próprio navio, os quais fizeram com que o Dhow rapidamente invertesse o rumo, regressando ao fundeadouro de partida na Costa da Somália.

A Fragata "Vasco da Gama" continuou a monitorizar o navio suspeito até este chegar ao referido fundeadouro.


Face à proximidade da época da Monção de Sudoeste, em que as condições nefastas de tempo e mar na área criam enormes dificuldades à pirataria, esta poderá ter sido a derradeira oportunidade para este grupo de piratas suspeitos regressarem ao mar para continuarem a perpetuar ataques no Oceano Índico.

O N.R.P. "Vasco da Gama", navio-almirante da Força Naval da União Europeia, é comandado pelo Capitão-de-Fragata Diogo Arroteia, tem uma guarnição de 212 elementos, assim como um Helicóptero orgânico e duas equipas de abordagem. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.