29 de junho de 2011

25 novos comandos recebem as insígnias

Os 25 novos comandos que terminaram com sucesso o curso de formação para ingressar neste ramo do Exército receberam, nesta manhã de quarta-feira, as insígnias numa cerimónia que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército.

Perante o olhar atento dos familiares e amigos que esta manhã se deslocaram ao Centro de Tropas Comandos na Carregueira, nos arredores de Lisboa, os 25 militares que terminaram o curso de formação receberam as insígnias que oficializam a sua integração nos Comandos do Exército.

60 militares iniciaram este curso de formação, decorrem dois por ano, com a duração de três meses, mas apenas 25 conseguiram chegar ao fim de um trimestre que contempla uma exigente preparação física, um aproveitamento de 42 por cento.

Na discurso da cerimónia de entrega das insígnias, o general Pedro Gonçalves Soares, Comandante dos Comandos, reafirmou a disponibilidade deste ramo do Exército para continuar a cumprir a sua missão e referiu o "esforço feito pelo Exército para dotar os Comandos do equipamento necessário para o cumprimento das missões".

O general Gonçalves Soares mencionou também a reestruturação dos cursos de formação de Comandos, tornando-os mais adequados a preparar operações no estrangeiro, como as que decorrem no Afeganistão, lembrando também os "rasgados elogios" que o desempenho das tropas portuguesas neste terreno de operações tem merecido.

Numa alocução proferida em nome do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Pinto Ramalho, presente na cerimónia, o CEME lembrou também a missão portuguesa no Afeganistão e reconheceu o "profissionalismo excepcional e o desempenho que muito contribuíram para o prestígio do nome de Portugal".

A cerimónia do Dia dos Comandos coincidiu com o dia do município de Sintra e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, que condecorou o CEME com a Ordem de Mérito Municipal de Sintra. (C.M)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.