18 de junho de 2011

50º Aniversário da Escola de Fuzileiros

As comemorações do dia do cinquentenário da criação da Escola de Fuzileiros decorreram com a dignidade que a efeméride exigia.

Em ambiente de apertadas restrições, houve vontade, determinação e total dedicação de um grupo significativo de militares, do activo, da reserva e da reforma, e também de civis que, sob a superior orientação do Comandante da Escola de Fuzileiros, deram corpo a um conjunto de eventos do mais elevado nível.

Em pouco teremos ficado aquém daquilo que havíamos gizado. Conseguiu-se editar um livro sobre a História da Escola, emitir um selo alusivo, edificar uma exposição.

As novas missões dos Fuzileiros passaram a ocupar com a devida dignidade uma área da Sala Museu, dando assim corpo à continuidade da sua História.

Trouxemos a Portugal o Comandante-Geral dos Fuzileiros Navais do Brasil e o Tenente Pascoal Rodrigues.

Celebrou-se uma missa campal e a viúva, filhos e netos do saudoso primeiro Comandante da Escola descerraram a placa que passou a perpetuar o seu nome numa parada.

Numa demonstração da interacção com a autarquia do Barreiro, abriu-se a Escola a centenas de crianças, onde passaram uma manhã recheada de actividades lúdicas.

O Concerto pela Banda da Armada no Barreiro foi memorável, onde a nossa Fanfarra teve oportunidade de mostrar que a criatividade não tem limites, ao participar, pela primeira vez, em duas peças com mais de uma centena de músicos de uma orquestra.


A cerimónia militar decorreu com um aprumo irrepreensível de todos quantos nela tomaram parte.

Num momento menos feliz de visibilidade negativa junto da comunicação social, demonstrámos que sabemos reagir com Espírito de Corpo. Espera-se o melhor de nós, é certo, mas não serão episódios pontuais que irão questionar o que os fuzileiros são para a Marinha, a forma como servem, com denodo, o País.

Portugal sabe que contará sempre convosco.

CALM Picciochi, Comandante do Corpo de Fuzileiros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.