15 de junho de 2011

Dia de Portugal na NRP Vasco da Gama

No dia 10 de Junho de 2011, na cidade de Mombaça, Quénia, a Vasco da Gama comemorou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, data em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões, considerado por muitos como "o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa.

Assim, a Vasco da Gama organizou uma exposição com diverso material de divulgação, nomeadamente, de livros referentes à cultura/história nacional, vídeos promocionais do turismo de Portugal, colecções de moedas e selos alusivos aos descobrimentos, porcelanas, entre outros e informação sobre algumas das principais empresas portuguesas. Esteve presente o Embaixador de Portugal no Quénia, Dr. Alexandre Vassalo, juntamente com representantes da comunidade local e alguns jornalistas a representar os Órgãos de Comunicação Social do Quénia.

Após os convidados apreciarem a exposição acompanhada de fado e guitarra portuguesa como som ambiente, o Comandante Diogo Arroteia dirigiu algumas palavras aos presentes, começando por referir a importância da cidade de Mombaça na história de Portugal, mencionando alguns episódios marcantes, como a passagem do Almirante Vasco da Gama e a conquista de Mombaça pelos portugueses. Também foi feita uma alocução quanto à importância da missão que o navio está a desempenhar no âmbito da Operação Atalanta. Durante o discurso houve ainda oportunidade para oferecer à Biblioteca Nacional de Mombaça inúmeros livros sobre a arte, cultura, história e literatura portuguesa em três línguas distintas, Português, Inglês e Francês. No final do discurso foi proposto um brinde a Portugal, ao Quénia, a Mombaça e à Fragata Vasco da Gama.

Posteriormente foi efectuada uma visita guiada ao navio para todos os convidados e órgãos de comunicação social presentes de modo a compreender o funcionamento do navio, assim como as capacidades e funções atribuídas durante a Operação Atalanta.

Finalmente, foi oferecido um almoço pelo Comodoro Silvestre Correia, Comandante da Força Naval EUNAVFOR, onde estiveram presentes os Embaixador Alexandre Vassalo, o Cônsul de Mombaça, Sr. Franklin Pereira e o Comandante da Fragata Vasco da Gama. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.