21 de junho de 2011

EXERCÍCIO CONTEX/PHIBEX 11

No âmbito da preparação da Marinha para resposta a cenários de crise, decorre entre 20 e 30 de Junho, na costa Oeste de Portugal Continental, um exercício com o nome de código “CONTEX/PHIBEX 11”, que contará com a participação dos três ramos das Forças Armadas. Sob o comando do Vice-almirante Monteiro Montenegro (Comandante Naval), participam neste exercício catorze navios de superfície (Portugal, França e Espanha), dos quais três pertencem à força naval da União Europeia “EUROMARFOR”, um submarino português, quatro tipos diferentes de aeronaves da Força Aérea Portuguesa e forças de fuzileiros, estando envolvidos cerca de 1800 militares.

O CONTEX/PHIBEX 11 combina, num único exercício, dois tipos de exercícios com objectivos distintos - o CONTEX, concebido para treino de forças navais, e o PHIBEX, para treino do Batalhão Ligeiro de Desembarque – resultando numa economia de meios e de recursos, sem se comprometerem os requisitos de treino. Este exercício irá testar e exercitar as várias disciplinas da guerra naval entre as quais, se destacam as de vigilância e interdição marítima, desembarque anfíbio, forças especiais e de operações integradas na luta global contra o terrorismo e pirataria, num cenário criado para o efeito, tendo em conta o ambiente internacional e as actuais ameaças difusas do mundo real.

Este exercício contribuirá de forma significativa, na preparação das Unidades envolvidas, com o objectivo exercitar as forças navais, anfíbias e aéreas na manutenção de elevados padrões de prontidão, interoperabilidade e coesão, de todas as forças e comandos envolvidos, constituindo-se ainda como uma oportunidade para o aprontamento do NRP D. Francisco de Almeida, fragata que integrará o Standing NATO Maritime Group 1 na Operação Ocean Shield, de combate à pirataria no Golfo de Aden e bacia da Somália, entre Agosto e Dezembro de 2011. (Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.