13 de junho de 2011

Feira do Mar na Exponor

Feira de negócios, conferência e animação preenchem programa do Fórum do Mar, que arranca esta semana.

Matosinhos acolhe esta semana o Fórum do Mar, evento transversal que espelhará a importância económica, científica e social dos recursos marinhos para o nosso país.

Trata-se de uma realização conjunta das associações Empresarial de Portugal (AEP) e Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e Economia do Mar e engloba feira de negócios, conferência internacional e actividades de animação sociocultural e desportiva.

Entre os próximos dias 16 e 19, empresas e associações empresariais, instituições de ensino superior e centros de investigação, decisores institucionais, académicos, agentes económicos e, até, clubes desportivos vão demonstrar ao país a razão de ser da prioridade nacional atribuída à economia do mar. Na Exponor, terá lugar a Feira do Mar, durante os quatro dias, e uma conferência sobre "Valorização económica e sustentabilidade dos recursos marinhos", no dia 17. Paralelamente, e também durante os quatro dias do certame, decorrerão na praia de Leça da Palmeira e no molhe Norte de Leixões, dentro e fora de água, actividades desportivas e de divulgação científica dirigidas aos mais jovens. É o caso das acções de iniciação e experimentação de desportos náuticos (vela, surf, bodyboard, kayak de mar, etc.), das oficinas científicas na praia e das visitas ao porto de Leixões e aos navios da Marinha Schultz Xavier e Creoula, entre outras.

O Fórum do Mar é a primeira de uma série de acções conjuntas que a AEP e a Oceano XXI promovem ao abrigo de um protocolo de colaboração firmado na passada semana.

As duas associações comprometeram-se, então, a juntar esforços para dinamizar as actividades económicas relacionadas com o mar, estando apostadas em promover o aprofundamento das redes de relação entre agentes económicos, estimular a apresentação de produtos e tecnologias com aplicação em meio marinho e aproveitar novas oportunidades de negócio e de cooperação, incluindo na internacionalização. Esta é, justamente, uma faceta que evidencia o potencial agregador do Fórum do Mar, o que levou os organizadores a convidar cerca de meia centena de personalidades estrangeiras ligadas ao mar, entre compradores internacionais, gestores, académicos, decisores institucionais e líderes e opinião oriundos de vários países europeus, africanos e, até, do Médio Oriente.

O evento arranca de hoje a uma semana com a Feira do Mar, certame profissional que estará aberto até ao dia 19, domingo, no pavilhão 5 da Exponor. A organização conta reunir cerca de oito dezenas de empresas nacionais. Construção e reparação naval, turismo marítimo e náutica de recreio, fileira do pescado, energia e novas tecnologias marinhas, transportes marítimos e infra-estruturas portuárias e universidades e centros de investigação e desenvolvimento serão as actividades representadas.

No segundo dia, irá ter lugar a conferência intitulada "Valorização económica e sustentabilidade dos recursos marinhos", no auditório B4 da Exponor. Deverá reunir mais de 200 participantes e terá três painéis: "Exploração e monitorização de recursos marinhos", "Potencial de valorização económica dos recursos marinhos" e "Governança e sustentabilidade dos oceanos".

Outra faceta do Fórum do Mar é o conjunto de actividades de animação que decorrerão no molhe Norte do porto de Leixões. Entre tais iniciativas, destaca-se a possibilidade de o público visitar dois navios da Marinha Portuguesa: o "NRP Schultz Xavier", nos quatro dias do evento, e o "NTM Creoula", no dia 18, sábado. Na praia de Leça da Palmeira, entretanto, haverá oficinas para crianças e jovens em idade escolar, sobre tecnologias marinhas e simulação do processo de remoção de uma "mancha negra" de petróleo da praia, apresentação de resultados dos trabalhos sobre a extensão da plataforma continental portuguesa, iniciação a várias modalidades desportivas e construção de um relógio de Sol analemático (colocado sobre areia). (DE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.