3 de junho de 2011

Paulo Portas defende compra de submarinos

Paulo Portas tinha pronto para colocar na sua página do Facebook um vídeo em que responde à pergunta "Porque é que Portugal precisa de submarinos?"

O vídeo estava gravado desde a Páscoa, quando foram filmados todos os depoimentos do líder centrista que têm sido colocados diariamente naquela rede social. Para os responsáveis do CDS, era uma questão de tempo até que surgissem novas notícias sobre o caso, por isso o vídeo estava pronto a ser colocado online a qualquer momento.

Isso esteve à beira de acontecer no sábado. Chegou a ser feito o upload do vídeo, mas o caso acabou por morrer nesse mesmo dia, com pouca atenção dos media. Por isso a partilha do filme foi travada.

Os argumentos de Portas

Segundo o Expresso apurou, no vídeo Paulo Portas lembrava que "se temos submarinos há 100 anos isso deve corresponder a uma necessidade". E explicava qual: a dimensão da nossa costa atlântica e da zona económica. Perder a capacidade submarina seria perder para Espanha a capacidade de soberania sobre essa área.

Aliás, o ex-ministro da Defesa alega que o conceito estratégico espanhol já previa a necessidade de mais três submarinos, para o caso de Madrid ter de ocupar o lugar de Lisboa no controlo dessa zona económica. Por outro lado, o líder do CDS invoca ainda a pretensão portuguesa de extensão da plataforma continental.

Para Paulo Portas, não comprar os submarinos seria o fim da Marinha Portuguesa: sem submarinos, não se pode ter fragatas; sem submarinos nem fragatas "não se tem Marinha". "Eu não assino por baixo o fim da Marinha Portuguesa", diz o líder centrista. (Expresso)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.