7 de junho de 2011

Penamacor inaugura um Monumento ao Combatente do Ultramar

No dia 29 de Maio, a Câmara Municipal de Penamacor com o apoio dado a uma Comissão de Honra para o efeito, garantiu através do seu Presidente Dr. Domingos Torrão, erguer um significativo Monumento aos Mortos do Ultramar numa digna Praça da entrada da vila.

Nos Paços do Concelho foi levada a efeito uma cerimónia alusiva ao acto, precisamente no dia do Concelho em que usaram da palavra o Presidente da Câmara, o Presidente da Comissão de Honra Major-general Bento Soares e o Presidente da Assembleia Municipal.

A Liga dos Combatentes fez-se representar pelo seu Presidente General Chito Rodrigues e 1º Vogal Administrativo Tenente-coronel Martins.
Seguiu-se a cerimónia da inauguração do Monumento onde se juntaram combatentes, família e gentes da terra.
Após a descrição do Monumento da autoria do Engº Eugénio , seguiu-se a Benção do mesmo.

Usaram depois da palavra o Presidente da Liga dos Combatentes e um representante da Comissão de Honra, após o que se colocaram duas Coroas de flores, uma pela edilidade e outra pela Liga dos Combatentes.

Seguiu-se o toque aos Mortos e Alvorada com as respectivas honras militares prestadas por um pelotão da Escola Prática de Cavalaria, de Abrantes. (LC)

2 comentários:

  1. Onde se lê eng.Eugénio deve ser lido escultor Eugénio Macedo,essa correção serve para memória futura.

    ResponderEliminar
  2. Porque a presente notícia enferma de uma pequena inexactidão, importa, para salvaguarda da exacta memória futura, registar os seguintes esclarecimentos:

    1 A comissão que levou a cabo as homenagens aos ex-combatentes do concelho de Penamacor, aqui referidas, tinha a seguinte constituição:
    Dr. Domingos Torrão, presidente da Câmara Municipal de Penamacor,
    Prof. Libério Candeias Lopes, ex-combatente,
    Major-general João Afonso Bento Soares, ex-combatente.

    2 O maj-gen João Bento Soares usou da palavra, nos paços do concelho, na qualidade de ex-combatente.

    3 Na cerimónia da inauguração do monumento, e depois da intervenção do presidente da Liga dos Combatentes, discursou, também na qualidade de ex-combatente, o prof. Libério Candeias Lopes, antigo 2.º sargento miliciano e principal entusiasta e impulsionador desta iniciativa.

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.