19 de julho de 2011

Apresentação da edição 2011 da Universidade Itinerante do Mar

A Marinha, através da Escola Naval e do UAM Creoula, junta-se à Universidade do Porto e de Oviedo em mais uma edição da Universidade Itinerante do Mar (UIM), um projecto cívico e militar que conta já com seis anos de existência. A apresentação da campanha de 2011, intitulada “O Mediterrâneo, a conexão de três mundos, um bicentenário e muitos desafios comuns” terá lugar no próximo dia 20 de Julho, pelas 12h00 horas, a bordo da Fragata D. Fernando II e Glória .

Uma tripulação formada por alunos, catedráticos e militares partirá de Lisboa a 08 de Agosto no Navio de Treino de Mar Creoula, numa missão de 20 dias, proporcionando uma experiência única de treino de mar.

Este ano a campanha vai centrar-se no tema ‘O Mediterrâneo, a conexão de três mundos, um bicentenário e muitos desafios comuns’, título a partir do qual os catedráticos das universidades assim como os militares da Marinha Portuguesa leccionarão palestras, sob a questão, do ponto de vista económico, político, militar, histórico e biológico.

A expedição chega a Lisboa no dia 06 de Agosto, proveniente de Avilés, tendo já passado pelo Porto, largando no dia 08 de Agosto para efectuar escalas em Ceuta, Mahón e em Cartagena, onde estão previstas diversas actividades, finalizando no dia 25 de Agosto em Cádiz.

A Escola Naval, que é o estabelecimento de ensino superior da Marinha, associou-se à organização da Universidade Itinerante do Mar (UIM), com quem tem vindo a colaborar intensamente desde há 6 anos, juntamente com as Universidades do Porto e de Oviedo.

O projecto tem como objectivo fortalecer os laços entre portugueses e espanhóis, pessoas ligadas ao mar e a terra, o mundo universitário, civil e militar. Todos estes caminhos cruzam-se a bordo do Navio de Treino de Mar Creoula, que todos os anos tem protagonizado a campanha da UIM.

Além do conteúdo académico, os instrutores vindos de Portugal e Espanha vão integrar a organização de bordo do navio, desempenhando todas as tarefas normais da guarnição e próprias da navegação à vela. Assim os jovens aprenderão também no que consiste as funções de vigia, leme, interpretar as condições meteorológicas, assim como a preparar as refeições para a guarnição com mais de 60 elementos. (Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.