8 de julho de 2011

Estoril AirShow 2011: Bailado de aeronaves nos céus de Cascais

Decorreu esta sexta-feira, no Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, a conferência de apresentação da terceira edição do Estoril AirShow, que tem lugar, no próximo domingo, na zona da Praia do Tamariz.

Neste evento, destaque para a estreia da Patrulla ASPA do Ejército del Aire de Espanha e para a exibição de Pára-quedismo do Exército português, Falcões Negros, entre muitas outras patrulhas e pilotos de nível mundial. Com organização da PROAIR, empresa portuguesa de produção e organização de eventos aéreos, o Estoril Airshow vai ficar marcado por exibições aéreas de grande qualidade e variedade, acompanhadas de música e de comentários técnicos em directo.

Revelando que o investimento municipal no Estoril AirShow não chega a atingir 150.000 euros, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, promotora do Estoril AirShow, garante que o festival é para continuar: "Para o ano, perante a crise, teremos de fazer mais por menos e muito melhor". A aposta na continuidade justifica-se, sobretudo, pela necessidade de assegurar um produto turístico para públicos de várias origens e diversas idades.

"Em Cascais pretendemos dar uma oferta muito diversificada pelo que não há propriamente um retorno de um só evento, ou deste evento em particular. O que sabemos é que graças a esta diversidade de oferta, o turismo na Costa do Estoril apresenta um crescimento na ordem dos 50 por cento. É todo um produto que se vende e tem vindo a dar excelentes resultados", justificou Carlos Carreiras.

No caso do Estoril AirShow, que conta com a participação de Diana Gomes da Silva e de Filipe Conceição e Silva, dois pilotos de Cascais, o autarca afirma só ter "motivos de orgulho e regozijo para assistir, no domingo, ao bailado das aeronaves, por puro gozo e adrenalina". Para Duarte Salema Cordeiro, Director da ProAir, empresa organizadora do evento para a Câmara Municipal de Cascais, neste domingo não vão faltar motivos para ir até ao Paredão, entre Cascais e o Estoril.

A partir das 11 horas, entre acrobacias de patrulhas aéreas e civis, o destaque vai para a estreia em Portugal da patrulha de helicópteros ASPA, da força aérea espanhola (Ejercito del Aire de Espanha) e dos saltos para o areal dos Falcões Negros, equipa de pára-quedismo do Exército Português. "Quanto à segurança é importante salientar que está devidamente assegurada", reforça.

Duarte Salema Cordeiro, também ele piloto de aviação. "Todas as manobras que vamos ver foram treinadas diariamente, durante horas e horas. Parecem cambalhotas, mas não são", reforça. O mesmo refere Diana Gomes da Silva, única mulher-piloto a realizar acrobacia aérea e uma das mais jovens do mundo: "não fazemos nada que não tenhamos treinado 50 vezes às mesmas altitudes e velocidades e, caso não corra como esperado temos sempre um plano B".

Para a acrobata do ar, "investimentos destes são importantes porque fazemos com que as pessoas tenham algo de bom para fazer ao fim de semana". A participar pela segunda vez no festival aéreo do Estoril, onde se estreou no ano passado, Diana tem muitos motivos para sorrir:

"Além de ser daqui do concelho, foi neste aeródromo que aprendi a voar e é aqui que sou instrutora de voo. O Estoril Airshow é, neste momento, o mais importante evento aeronáutico a nível nacional e conta com uma plateia natural fantástica: o Paredão da Costa do Estoril com mais de 100.000 pessoas a assistir", conclui. (DL)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.