13 de julho de 2011

Falta de verba "trava" há mais de dois anos modernização dos C-130

A modernização de seis aeronaves militares de transporte da Força Aérea está parada há mais de dois anos "por falta de financiamento" e dependente da venda de helicópteros PUMA, refere o Relatório de Execução da Lei de Programação Militar de 2010.

O pedido para a modernização dos aviões já com limitações de voo em espaço aéreo europeu, e com uma previsão de verba máxima no valor de 45 milhões de euros, foi apresentado em abril de 2009 ao então ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira.

A execução deste projeto "está dependente da alienação dos helicópteros PUMA" (SA-330 PUMA), que foram desactivados com a compra dos novos helicópteros actualmente ao serviço da Força Aérea EH-101.

O pedido seguiu por escrito através do ofício 1153/DGAED/2009 mas "por falta de financiamento não foi viável prosseguir com os trabalhos", lê-se no relatório da Lei de Programação Militar (LPM), a que a agência Lusa teve acesso.

A "não modernização das aeronaves acarreta, já de momento, graves limitações na utilização", em "determinadas zonas de voo no espaço aéreo europeu", lê-se no documento. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.