28 de julho de 2011

Presidente da República assiste a um Treino de Busca e Salvamento a partir do EH-101

No dia 27 de Julho Sua Exa. o Presidente da Republica, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, acompanhou uma missão de Treino de Busca e Salvamento (SAR), realizada pela Força Aérea e pela Marinha, que consistiu na simulação de resgate de um náufrago no mar e na recolha de um tripulante de uma embarcação, ao largo de Cascais.

O Comandante Supremo das Forças Armadas e comitiva (Ministro da Defesa Nacional, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Chefe do Estado-Maior da Armada e Chefe do Estado-Maior da Força Aérea) assistiram previamente, no Centro de Operações Marítimas, no Comando Naval, em Oeiras, a um briefing sobre o Sistema Nacional para a Busca e Salvamento, onde foram apresentados alguns dados sobre o Serviço de Busca e Salvamento Aéreo (SAR Aéreo) e o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SAR Marítimo), bem como sobre a área de busca e salvamento da responsabilidade de Portugal (com uma dimensão próxima dos 6 milhões de km quadrados), o dispositvo SAR permanente e os meios empenhados nas operações e nas acções de apoio ou salvamento de vidas humanas.

Após o briefing informativo, e a bordo do helicóptero EH-101 da Esquadra 751 (Força Aérea), o Presidente Aníbal Cavaco Silva assistiu a todos os procedimentos que envolvem uma operação SAR e tomou conhecimento dos riscos inerentes para os executantes e, nomeadamente, para o recuperador-salvador, que simulou um resgate de um náufrago no mar (situações de naufrágio de embarcações e navios) e a recolha de um tripulante a partir de uma embarcação (situações de evacuação médica em embarcações e navios), neste caso, efectuada a partir do NRP João Roby (Marinha).

Terminada esta missão de treino, o Presidente da República observou alguns meios e equipamentos usados em operações desta natureza e dialogou com militares e pessoas salvas em situações de naufrágio no mar, que falaram da sua experiência com elevados elogios aos militares que diariamente prestam serviço em missões de Busca e Salvamento. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.