14 de julho de 2011

Presidente elogia reformas do general Valença Pinto

O Presidente da República enalteceu esta quinta-feira o papel do general Valença Pinto nas "grandes reestruturações" feitas no Exército e nas Forças Armadas durante a "última década".

Cavaco Silva intervinha, de improviso, depois de condecorar com a Ordem de Cristo o ex-chefe do Estado-Maior do Exército (2003--2006) e último chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (2006-2011) e o juiz-conselheiro José António Mesquita, antigo Representante da República para os Açores (2006-2011).

Valença Pinto "está associado às grandes reestruturações das Forças Armadas na última década", desde "a transformação do Exército" para se adaptar aos novos desafios ao "papel de grande relevo" - enquanto principal chefe militar - nas reformas da instituição militar que foram aprovadas em 2009.

Cavaco Silva destacou "em particular" o seu empenho na criação do comando operacional conjunto.

No caso de José António Mesquita, o Presidente da República enfatizou a sua cvompetência, "grande lealdade [e] grande sentido institucional" com que desempenhou o cargo de representante da República nos Açores - num período que ficou politicamente marcado pelo veto presidencial ao novo Estatuto dessa região autónoma (depois ultrapassado pelo Parlamento, motivando uma intervenção solene e pública de Cavaco Silva).

O cargo ocupado por aquele juiz-conselheiro é "muito exigente" e a cujo titular "também se exige grande ponderação", adiantou o Presidente, que aproveitou a ocasião para deixar uma saudação pública ao juiz-conselheiro Monteiro Diniz, ex-Representante da República para a Madeira (já condecorado pelo seu antecessor, Jorge Sampaio).

O general Valença Pinto agradeceu em nome dos dois condecorados, assumindo ter deixado o serviço público com a "consciência do dever cumprido" - que "outros avaliarão" futuramente, referiu. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.