12 de agosto de 2011

EXÉRCITO E PROTECÇÃO CIVIL INAUGURAM ESTRADA DE EVACUAÇÃO E SOCORRO

No dia 28 de Julho de 2011, foi inaugurado o Caminho de Evacuação e Socorro da Área Industrial da Mitrena em Setúbal, obra iniciada a 17 de Março do corrente ano.

A Área Industrial da Mitrena é uma das três maiores áreas industriais de Portugal, encontrando-se, do antecedente, servida apenas pela Estrada Nacional 10-4. O recente despiste de uma viatura pesada provocou o isolamento da área, pelo que, mantendo-se esta situação, em caso de calamidade ou outra qualquer situação análoga, não existia qualquer caminho de evacuação e/ou acesso à área de socorro.

O caminho agora construído pelo Regimento de Engenharia 1 (RE1), ao abrigo do protocolo assinado com o Município de Setúbal, tem uma distância de 4,2 km, tendo envolvido um considerável movimento de terras (aproximadamente 10.000 m3, com zonas apresentando aterros de 7 metros de altura por 6 metros de largura).

A Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dra Maria das Dores Meira, referiu que a construção deste caminho era uma antiga aspiração da Autarquia e das empresas ali sedeadas, sendo um exemplo perfeito do que deve ser a actividade da Protecção Civil enquanto estrutura de prevenção e planeamento de riscos. Enalteceu ainda o desempenho e contributo da Instituição Militar, em particular do Exército, considerando que a sua participação foi fundamental para a conclusão deste projecto, pelo que agradeceu ao Comandante das Forças Terrestres todo o apoio e colaboração prestada pelos militares neste projecto, felicitando ainda a equipa do RE1 que esteve envolvida naquela tão necessária obra.

O Comandante das Forças Terrestres, TGen Amaral Vieira, por seu lado, considerou que este projecto tem consequências muito importantes, tratando-se de mais um trabalho realizado pelo Exército, entre tantos outros efectuados diariamente sempre com total discrição. Assim, manifestou o sentimento do dever cumprido e de bem-fazer, enfatizando as intervenções dos militares como um prestimoso contributo para o interesse público e aumento da segurança das comunidades, tendo salientado a importância da obra e os profundos conhecimentos técnicos dos militares envolvidos nos trabalhos.

Com o apoio do Exército foram ainda realizados outras intervenções naquela Autarquia, nomeadamente a limpeza e desobstrução de linhas de água e a melhoria de caminhos no Parque Natural da Arrábida. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.