1 de agosto de 2011

Realizado primeiro voo de um avião 'impresso'

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Southampton desenhou e colocou no ar o primeiro avião construído a partir de uma impressão a três dimensões. Este e outros veículos, por serem não tripulados e mais baratos, poderão visitar e monitorizar locais inacessíveis ao Homem.

O avião denominado SULSA (Southampton University Laser Sintered Aircraft) é um veículo aéreo não pilotado cuja estrutura foi totalmente impressa, incluindo asas e escotilhas de acesso, numa máquina de sinterização por laser (EOS EOSINT P730). Este tipo de equipamentos fabrica objectos de vários materiais, construindo-os camada a camada.

As várias peças foram depois montadas com técnicas de encaixe, sem necessidade de recorrer a ferramentas. Desta forma, o processo de montagem do avião demorou apenas alguns minutos.

Este avião com 2 metros de envergadura, é eléctrico e atinge a velocidade máxima de 100 milhas por hora. Está equipado com um auto-piloto em miniatura desenvolvido por Matt Bennett, um dos membros da equipa.

A sinterização a laser facilita a criação de objectos de diversas formas e estruturas que normalmente estariam associadas a técnicas de produção dispendiosas e morosas. Em apenas alguns dias pode ser desenvolvido um avião, desde o seu conceito até à sua colocação no ar. Por outro lado, como não são necessárias ferramentas, podem ser realizadas mudanças radicais na forma e escala do avião sem custos adicionais.

“A flexibilidade do processo de sinterização a laser permite à equipa de design revisitar técnicas históricas e ideias que foram financeiramente proibitivas através da produção convencional”, sublinha Jim Scalon que liderou este projecto com Andy Keane. Ambos são professores do Grupo de Investigação em Engenharia Computacional e Design da Universidade de Southampton.

A Universidade de Southampton tem estado na liderança do desenvolvimento de Veículos Autónomos não Tripulados (UAV) desde o início dos anos 90. Agora a universidade está a lançar um curso inovador que permite aos estudantes tirar um mestrado em Design de UAV, a partir de Setembro de 2011.

Este curso irá abranger veículos para os meios marinho, terrestre e aéreo e estará especialmente focado nos ambientes com exploração difícil para o Homem. A NASA espera que os UAV se tornam ferramentas básicas em diferentes áreas da ciência.(TEK)
Fonte: www.eurekalert.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.