13 de agosto de 2011

RI1 REALIZA PROGRAMA DE TREINO OPERACIONAL NA SERRA DE MONCHIQUE

Desde o dia 19 de Julho de 2011 até meados do mês de Setembro, o encargo Operacional do Regimento de Infantaria Nº 1 (RI1), constituído durante o referido período pela Bateria de Artilharia Antiaérea da Brigada Mecanizada (BtrAAA/BrigMec), realiza o seu Programa de Treino Operacional na Serra de Monchique, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Monchique.

Do programa de treino faz parte a realização de tarefas relacionadas com patrulhamentos, motorizados e apeados, formação em topografia, comunicações e equipamento de vigilância nocturna.

Tendo como área de responsabilidade a Zona Sul da Freguesia de Marmelete e sendo apoiada logisticamente pela Câmara Municipal de Monchique, a Força do RI1 ali destacada, tem assegurado, em permanência, duas Equipas de 5 elementos, com tarefas atribuídas no âmbito do patrulhamento da área florestal. Durante a realização das acções de patrulhamento, têm sido percorridos, em média, cerca de 2500 km por semana, em movimentos motorizados e apeados, não só de dia como também durante a noite.

A presença dos militares do RI1 na região tem constituído um factor dissuasor, contribuindo para o aumento da vigilância e prevenção do risco de incêndios neste Concelho, considerado pela Protecção Civil como o de mais elevado risco em todo o Distrito de Faro. Este facto pode ser atestado pela diminuição significativa da ocorrência de ignições na região, desde 2009. Com efeito, se durante o Verão de 2009 se registaram cerca de 25 ignições por dia, em 2010 (primeiro ano da presença militar) o número baixou drasticamente para uma média de 4 ignições por dia. Este ano, até ao momento, não ocorreram na Serra de Monchique quaisquer ignições.

Salienta-se também a forma afectuosa com que os militares têm sido recebidos pela população do Concelho de Monchique. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.