6 de setembro de 2011

Força pronta para o Kosovo

Após seis meses de preparação específica, está tudo operacional para a partida do novo contingente militar português para o Kosovo. Ontem, militares e respectivos familiares estiveram reunidos numa jornada de confraternização que ficou marcada pela entrega da imagem da Nossa Senhora do Sameiro que os vai acompanhar nos Balcãs.

O Grupo de Autometralhadoras (GAM) e a Brigada de Intervenção (BRIGINT) do Exército Português que vão integrar a Força no Kosovo (KFOR) integram um efectivo de 157 militares maioritariamente oriundos do Regimento de Cavalaria N.º 6 de Braga.
O primeiro grupo do continente parte no dia 12 de Setembro com 41 homens.
Os restantes militares vão a 26 de Setembro.

Em declarações ao ‘Correio do Minho’, o comandante do GAM/BrigInt/KFOR, tenente-coronel de cavalaria Paulo Marques, rea lçou que o jornada de ontem foi mais um momento para fomentar o espírito de unidade que se pretende não só entre os militares, mas alargado também ás respectivas famílias.

Apesar da chuva e do nevoeiro que ontem de manhã pairavam sobre a basílica do Sameiro, o templo encheu com militares fardados e familiares que, numa demonstração de fé, foram pedir também à Senhora do Sameiro protecção para esta missão, para a partida e para o regresso a casa com o espírito de missão cumprida.

À semelhança do que aconteceu com anteriores contingentes do RC6, a imagem da Senhora do Sameiro vai acompanhar a missão e será colocada na capela do campo português onde se celebra a missa dominical durante o período da missão.

No final da eucaristia de ontem no Sameiro, militares e familiares participaram num almoço de confraternização no RC6. (Correio Minho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.