13 de outubro de 2011

Regimento de Cavalaria 6 "Exercer cidadania e inovar"

Após um ano de comando, celebrado em Setembro, o comandante do Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6) coronel de cavalaria Jocelino Rodrigues faz um balanço das actividades promovidas pela unidade, mostrando-se “extremamente feliz” pelo cumprimento da directiva de comando.

Numa iniciativa inédita no meio militar, Jocelino Rodrigues recebeu individualmente mais de 160 graduados em entrevista, escutando as suas opiniões de forma a “perceber o que estava mal na vida interna e quais são as suas ambições e preocupações, quer ao nível do serviço, quer ao nível familiar”, como explica o comandante.

Realçando o valor da lealdade recíproca “em todos os sentidos”, coronel Jocelino Rodrigues procura integrar o militar de forma plena na vida da unidade, incluindo, assim a sua família. “Face ao rigor e ausência do militar, é importante criar laços com a família, que é a retaguarda sólida que dá o apoio quando saímos para fora ou quando estamos deslocados”, sublinha.
“Esta situação de abertura à comunidade civil e o caminhar em direcção à família militar para tornar a sua vida mais fácil ao trazê-la para dentro do quartel é uma aposta extraordinária”, aponta o coronel Jocelino Rodrigues.

O RC6 é responsável pela organização de diversas actividades abertas à comunidade civil como a corrida de São Silvestre, as corridas de orientação pedestre e em BTT no quartel para alunos das escolas do concelho, os dias radicais em diversas localidades e a comemoração do Dia da Unidade, promovendo, neste âmbito, a ‘corrida da amizade’, o primeiro torneio de golfe em Ponte de Lima e o concerto da banda 'Deolinda' no Theatro Circo, contando sempre com o “apoio fundamental da comunidade”.

Com um efectivo de cerca de 550 militares, o RC6 é, nas palavras do comandante, “o maior e melhor regimento do país”. “Temos da melhor gente em termos de praças e temos dos melhores quadros de oficiais e sargentos”, conclui o responsável.

Campeonato de corta-mato militar a 25 e 26 de Janeiro

De acordo com o coronel de cavalaria Jocelino Rodrigues, c omandante do Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6), a unidade vai organizar, a 25 e 26 de Janeiro, o campeonato nacional de corta-mato entre o Exército, a Marinha e a Força Aérea, aproveitando a nova pista.
Apostando na melhoria das infra-estruturas e condições de vida dos praças e oficiais “em todos os cantos do regimento”, o coronel Jocelino Rodrigues promoveu a modernização do bar dos praças, visitado pelos jovens no Dia de Defesa Nacional, caracterizado-o como sendo “o melhor bar de praças da NATO”.

As casernas dos praças sofreram obras de requalificação como a divisão do espaço em compartimentos, recebendo, algumas delas, aquecimento, e melhorando, também, as condições das casas de banho.

Segundo o comandante da unidade, o investimento em energias renováveis está em fase de arranque, contando, uma vez mais, com o apoio da comunidade.

“Não estamos parados”, sublinha o responsável. “Vamos implementar, dentro de uma semana, quiosques multimédia em todos os espaços comuns para que toda a informação que é pertinente esteja a um toque de um dedo”, adianta o comandante, acrescentando que será, também, implementada uma sala multimédia para e-learning numa parceria com a empresa J.P. Sá Couto e a autarquia de Cabeceiras de Basto, entre outras entidades.

Considerando que a “informação é fundamental para que um militar se sinta integrado”, o coronel Jocelino Rodrigues realça que, a partir de 10 de Outubro, foi instituído que “na primeira formatura da semana se faça um ‘debriefing’ sobre o que foi feito na semana anterior e sobre aquilo que está planeado para essa semana”.

Para o futuro, o comandante afirma que a área de barbecue vai ser reajustada com projecto dado pelo gabinete de arquitectura 'Sítio do Desenho', acrescentando-se um parque infantil, que será usufruído pelas seis mil crianças das escolas e ATLs do concelho que visitam o RC6 ao longo do ano.

A criação de um pavilhão polidesportivo e de um campo sintético de futebol “abertos à comunidade civil” está em fase de estudo, aguardando a aprovação de fundos comunitários. (Correio do Minho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.