15 de novembro de 2011

C-295 de novo na Operação HERMES

Desde o passado dia 29 de Outubro, que a Força Aérea volta a participar na Operação Hermes Extention 2011, com o 6º destacamento do avião C-295M VIMAR.

Esta Operação foi desencadeada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), após as intervenções efectuadas em Fevereiro - Março e Junho - Julho deste ano.

A partir de Pantelleria, que uma aeronave C-295M VIMAR da Esquadra 502 executam missões de Vigilância Marítima, cujo objectivo é detectar, seguir e identificar alvos de interesse que tentem entrar na União Europeia de forma ilegal, a partir do Norte de África.

Esta Operação foi lançada a 20 de Fevereiro, na sequência de um pedido formal do Governo italiano, no sentido que a operação se destina­sse a ajudar a Itália a lidar com os fluxos migratórios, reais e potenciais, provenientes do Norte de África. Foram muitos os Estados­ Membros da UE que contribuíram com meios técnicos (equipamento naval e aéreo, entre outros) e pessoal especializado para essa operação.

Desde 29 de Outubro até ao dia 6 de Novembro, o C-295 já efectuou 9 missões com a totalidade de 46H e 35m. A participação da aeronave está prevista terminar a 25 de Novembro.

Nas missões de patrulhamento, segue sempre um elemento do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.