24 de novembro de 2011

CERIMÓNIA EVOCATIVA DO ESFORÇO DO EXÉRCITO E DO POVO PORTUGUÊS NA CONSTRUÇÃO DAS LINHAS DE TORRES

Realizou-se no dia 17 de Novembro de 2011 no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a Cerimónia Evocativa do Esforço do Exército e do Povo Português na Construção das Linhas de Torres, integrada nas Comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular e do Centenário do Instituto Superior Técnico.

A cerimónia, que contou com a presença de diversas entidades civis e militares, iniciou-se com a Sessão Solene realizada no Salão Nobre, tendo o Presidente do Instituto Superior Técnico recebido os convidados com calorosas palavras de boas-vindas. Seguidamente o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército usou da palavra, referindo que a construção das Linhas de Torres Vedras só foi possível graças ao esforço da nação ao serviço da Pátria, tendo o Povo português escrito, em defesa de Portugal, uma das páginas mais gloriosas da sua História.

Na continuação da cerimónia, e com moderação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, foram proferidas duas conferências. A primeira, apresentada pelo Tenente-General António José Maia de Mascarenhas, subordinada ao tema “A Engenharia Militar e as Linhas de Torres Vedras” e a segunda, apresentada pelo Professor Doutor João de Azevedo, Director do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, subordinada ao tema “Engenharia Militar e Civil – Uma Força Histórica”.

Após a Sessão Solene foi efectuada a abertura da exposição “As Engenharias Militares em Portugal – Da Origem à Actualidade”, organizada pela Direcção de Infra-Estruturas do Exército, com o apoio da Direcção de Comunicações e Sistemas de Informação, do Regimento de Transmissões, do Instituto Geográfico do Exército e das Oficinas Gerais de Material de Engenharia. A exposição ficou patente ao público no varandim interior do Edifício Central do Instituto Superior Técnico, tendo sido a visita inaugural guiada pelo Chefe do Gabinete de Estudos Arqueológicos da Engenharia Militar, Tenente-Coronel de Engenharia José Paulo Ribeiro Berger.

A Cerimónia terminou com um momento musical proporcionado pela Banda Sinfónica do Exército e pela Tuna Académica do Instituto Superior Técnico.(Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.