No âmbito do seu programa de treino operacional, o Comando Operacional da Madeira realiza, de 7 a 10 de Novembro de 2011, o exercício militar 'Zarco 11'.
O exercício vai simular as ambições expansionistas de um país fictício (a Osilândia) que pretende conquistar as ilhas do arquipélago, designadamente o Porto Santo.
O exercíco visa testar, no terreno, as repostas militares e civis no contexto de uma operação militar de resposta a uma crise internacional. Visa o treino conjunto de comandos e forças militares sedeadas na Região, bem como o apoio ao Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) na resposta a um acidente grave que ocorra no Porto Santo. É que, coincidente com o 'Zarco 11', o SRPC tem agendado para 9 e 10 de Novembro o seu próprio exercício conjunto no Porto Santo.
O exercício do SRPC tem por cenário, no dia 9, a ruptura na represa situada no Dragoal motivada por condições meteorológicas adversas. No dia 10, o cenário é uma busca de resgate e salvamento de sinistrados numa falésia (zona do miradouro das Flores).
O exercício conjunto, inserido no programa de treino operacional para 2011, do Comando Operacional da Madeira é subordinado ao tema 'Operações de Resposta a Crises'. Irá custar pouco mais de 17.700 euros conforme revelou, esta tarde, o comandante da Zona Militar da Madeira (ZMM), major-general Tiago Vasconcelos.
O exercício projecta uma força conjunta por via aérea, marítima e terrestre utilizando os meios dos três ramos das Forças Armandas posicionados na Madeira. Visa ainda testar a utilização das redes de comunicações do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança (SIRESP, ex-SICOSEDAMA).
Em termos de meios empregues, serão afectos ao exercíco 250 militares (entre eles um batalhão de infantaria), o navio balizador 'Schultz Xavier', a bataria anti-aérea, um C212 e o helicóptero da Força Aérea, secção radar, destacamento de precursores da escola de pára-quedistas, entre outros.
Já o SRPC mobilizará 12 elementos e uma viatura, além da EMIR, que se deslocarão da Madeira para o Porto Santo assim como o corpo de bombeiros voluntários do Porto Santo. O serviço municipal de protecção civil bem como outras instituições como a PSP ou o Observatório Meteorológico darão o seu contributo.
A 10 de Novembro, a partir das 10 horas, no destacamento do RG3 do Porto Santo, decorrerá uma visita e uma exposição estática de diversos meios utilizados no 'Zarco 11'. (DN)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.