21 de novembro de 2011

Exército : Curso de sargentos não era tão concorrido há 12 anos

Em doze anos, esta acção de formação teve o maior número de militares contratados a quererem ingressar no quadro permanente. E os candidatos admitem ir à procura de segurança financeira.

Concorreram ao 40º curso 1281 candidatos (1268 em 1999), para 133 vagas (90). No ano passado, houve 911 candidatos para 155 vagas. O curso de formação dura dois anos, o primeiro na Escola de Sargentos do Exército (ESE) e o segundo nas escolas práticas e de serviços. Os dados foram revelados na abertura solene do 40º curso. Na ocasião, por terem concluído o 36º curso do serviço de saúde e o 38º curso das diversas armas e serviços, entraram para os quadros do Exército, na categoria de sargento, um total de 146 militares.

"A vontade de servir a Nação, de desenvolver uma carreira e alcançar alguma estabilidade financeira" são as principais motivações dos candidatos, segundo disseram ao CM alguns sargentos que acabaram o curso.

Hélder Costa é um desses exemplos. "Nos tempos em que estamos, o Exército ainda é uma instituição que nos oferece uma garantia", sublinhou. Já Nuno Alves, a frequentar o 40º curso, admite procurar no Exército os meios para poder ter "alguma estabilidade familiar".

"Para este ano lectivo, apesar das rigorosas contingências orçamentais, estão adstritos novos desafios que pretendemos ultrapassar, desde logo a consolidação da restruturação do curso de formação de sargentos e o ajustamento curricular do próximo curso de promoção a sargento--chefe em Abril de 2012", referiu ao CM o comandante da ESE, coronel Alves Oliveira.

CONCURSO SÓ PARA MILITARES EM SERVIÇO

O concurso de admissão ao curso de sargentos é aberto a candidatos militares de ambos os sexos, na efectividade de serviço ou na reserva de disponibilidade, para as diversas Armas e Serviços do Exército – Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia, Transmissões, Medicina, Farmácia, Veterinária, Administração Militar, Serviço de Material, Pessoal e Secretariado, Músicos e Clarins. O primeiro ano do 39º curso foi concluído com aproveitamento por 140 alunos, o que corresponde a 96 por cento de ingressos na escola. No último ano lectivo, 194 sargentos frequentaram os cursos de promoção a sargento--ajudante e 85 militares o curso de promoção a sargento-chefe, na Escola de Sargentos do Exército, nas Caldas da Rainha. (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.