Realizou-se no dia 23 de Novembro, pelas 9h00, a Abertura Solene do Ano Lectivo 2011/2012, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM). A Cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, e contou com as presenças do Ministro da Defesa Nacional, José Pedro-Aguiar Branco, e do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Araújo.
A Sessão teve início com a intervenção do director do IESM, Tenente-General António Carlos Mimoso e Carvalho, seguida de uma Lição Inaugural, conduzida pelo Major António Cordeiro de Menezes, sob o tema Guerra Subversiva e Contra-Subversão. O saber Português.
Dirigindo-se, pela primeira vez, às Forças Armadas portuguesas, o Primeiro-Ministro manifestou, na sua intervenção, um "profundo reconhecimento pelos relevantes e prestigiantes serviços" que "soldados, homens e mulheres, militares ou civis, prestam a Portugal" e relevou o papel do IESM enquanto "espaço de formação, de preparação e de reflexão sobre os assuntos da segurança e da Defesa". Saudou ainda a presença, naquele estabelecimento, de oficiais dos Países de Língua Portuguesa, acrescentando a intenção de "construir" com os mesmos "relações cada vez mais estreitas".
Sobre o caminho a seguir pelas Forças Armadas portuguesas, Pedro Passos Coelho referiu, como linhas orientadoras, a "transformação e reestruturação", o "desenvolvimento de uma visão de conjunto", a integração dos conceitos de segurança interna e externa" e o "aprofundamento da cooperação internacional".
Terminou a sua intervenção dirigindo algumas palavras de apreço aos ex-combatentes, cuja "dedicação", "sentido de dever" e "coragem" constituem "um exemplo para todos nós". (MDN)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.