7 de fevereiro de 2012

Ministro da Defesa Nacional preside à Cerimónia dos 50 Anos do Navio-escola SAGRES

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, preside amanhã, 8 de fevereiro, à Cerimónia Militar comemorativa dos 50 anos do Navio-escola Sagres sob bandeira nacional, que terá lugar a bordo, no cais de Alcântara, em Lisboa.

O Navio-escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo, na altura, recebido o nome Albert Leo Schlageter. Em 1948 entrou ao serviço da Marinha do Brasil e foi batizado de Guanabara. Em 1961 foi adquirido por Portugal com o objetivo de substituir a antiga Sagres, que já não se encontrava em condições de assegurar a continuidade das viagens de instrução, dele herdando todos os símbolos, incluindo o próprio nome.

A Sagres içou pela primeira vez a bandeira portuguesa ao fim da manhã do dia 8 de Fevereiro de 1962, atracada no Rio de Janeiro. Desde então tem assegurado a formação marinheira dos futuros oficiais da Armada, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Nestas funções efetuou 155 viagens pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mares do Norte, das Caraíbas, do Japão, da China, Mediterrâneo, Arábico, Báltico, Vermelho e Amarelo. Nos 50 anos ao serviço de Portugal e da Marinha Portuguesa já realizou três voltas ao mundo, com 385 visitas a portos e cerca de 600 000 milhas navegadas, sendo também conhecida como um Embaixador Itinerante ao serviço de Portugal e o elo de ligação aos Portugueses espalhados pelo mundo.

Mais informações sobre o navio e as comemorações em www.marinha.pt/aniversariosagres

PROGRAMA:

10h45 - Embarque do Ministro da Defesa Nacional no NRP Sagres
11h00 - Cerimónia Militar Comemorativa dos 50 anos do NRP Sagres sob Bandeira Nacional
11h30 - Içar da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional executado pela Banda da Armada
11h40 - Saída do Ministro da Defesa Nacional do NRP Sagres (Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.