14 de março de 2012

ATALANTA - Partida do NRP Corte Real

No dia 12 de março, durante a tarde, largou da Base Naval de Lisboa, a fragata Corte-Real que irá integrar a partir do dia 26 de março e durante um período de 2 meses, a European Union Naval Force - Operation Atalanta.

Profundamente preocupada com o surto de atos de pirataria e assaltos à mão armada ao largo da costa da Somália, a União Europeia iniciou uma operação militar - EUNAVFOR Somália (OPERAÇÃO ATALANTA), em apoio às Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1814 (2008), 1816 (2008), 1838 (2008), 1846 (2008) e 1897 (2009), a fim de contribuir para:

•Proteção dos navios do PAM (Programa Alimentar Mundial) que entregam ajuda alimentar às pessoas deslocadas na Somália;
•A proteção de navios vulneráveis ​​que navegam ao largo da costa somali, e a dissuasão, prevenção e repressão dos atos de pirataria e assaltos à mão armada ao largo da costa da Somália.
Esta operação tem como principal propósito assegurar a proteção dos navios do World Food Program (WFP) que transportam ajuda alimentar ao povo Somali, e a segurança dos navios de apoio logístico à African Union Mission in Somalia (AMISOM), e contribuir para o esforço militar na prevenção e repressão de atos de pirataria e de assalto à mão armada no mar.

A fragata Corte-Real é comandada pelo Capitão-de-fragata João Paulo Silva Pereira, tem 196 militares a bordo, incluindo um destacamento de helicópteros, duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.